UFPI promoverá audiência sobre violência de gênero após caso de feminicídio

A atividade é resultado das ações do Grupo de Trabalho (GT) criado com o objetivo de construir uma política de enfrentamento a essa problemática dentro da Universidade.

UFPI promoverá audiência pública sobre enfrentamento à violência de gênero | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Universidade Federal do Piauí vai promover no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a audiência pública “Política de Enfrentamento à Violência de Gênero nas IES”, às 14h30, no auditório Maria Salomé Cabral, do Centro de Ciências da Educação (CCE), e, também, ao vivo pelo canal da UFPI no YouTube. A atividade é resultado das ações do Grupo de Trabalho (GT) criado com o objetivo de construir uma política de enfrentamento a essa problemática dentro da Universidade. Serão convidadas para a solenidade, representantes do Ministério Público (MPPI), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secretaria das Mulheres, além de pesquisadoras da UFPI. 

A ideia é que a audiência subsidie a construção final do documento que vai nortear a política do enfrentamento à violência de gênero na universidade, como explica a presidente do GT, Profa. Edna Magalhães. “Essa audiência tem o papel de colher das instituições e do debate os elementos que vão nos ajudar a consolidar o documento final da Instituição sobre as políticas de equidade de gênero", comenta. 

UFPI promoverá audiência pública sobre enfrentamento à violência de gênero

Leia Mais

UFPI mantém interlocução com o MEC sobre preocupação da violência de gênero 

Realizar seminários, audiências públicas e pesquisas internas para a construção de políticas públicas que visam o acolhimento, bem-estar e integridade das mulheres é uma preocupação da UFPI. A discussão da temática se intensificou após o feminicídio da estudante Janaína da Silva Bezerra, que completa um mês nesta terça-feira (28/02).

A preocupação da UFPI com o problema da violência de gênero já motivou o envio de documento por parte da Instituição para o Governo Federal. O Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Ensino Superior (SESU), por solicitação da Secretaria da Mulher, têm dialogado com as universidades federais para a construção de políticas de combate, como destaca a Profa. Edna. “Existe uma atenção em todas as universidades do país, para que sejam elaboradas políticas de enfrentamento à violência de gênero. Então, é um processo amplo. A UFPI já enviou documentos com as preocupações que temos sobre esse assunto, o que demonstra o nosso alinhamento com o governo federal e a atenção que estamos tendo na criação de políticas”, finaliza. 

Também fazem parte do GT de enfrentamento: a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Deborah Dettmam; a Profa. Maria do Socorro Borges da Silva; a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Ana Beatriz Sousa Gomes; o Psicólogo da PRAEC/UFPI, Kleyson Matos; a Diretora de Governança da UFPI, Cleânia de Sales Silva; a Profa. Elnora Gondim; a Superintendente de Recursos Humanos, Flávia Lorenne; Representando a ADUFPI, Profa Bárbara Cristina Mota Johas; Profa. Letícia Carolina Pereira do Nascimento; Profa. Mariane da Silva Pisani; Profa. Maria Dolores dos Santos Vieira; a representante do SINTUFPI, Maria Gení Batista da Costa Matos; Representantes do DCE, Karla Luz e Thays Dias; a Superintendente de Ensino Básico Técnico e Tecnológico, Virgínia Muniz. 

 A programação é gratuita e presencial, mas contará com transmissão online.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES