UFPI reabre exposição da maior coleção de história natural do Piauí

A exposição passou dois anos fechada em decorrência da pandemia e as visitas aos exemplares era permitida apenas para alunos e funcionários

UFPI reabre exposição da maior coleção de história natural do Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) reabriu a Exposição Itinerante de Coleção de História Natural da instituição no Campus Amílcar Ferreira Sobral, em Floriano, para o público em geral. A exposição passou dois anos fechada em decorrência da pandemia e as visitas aos exemplares era permitida apenas para alunos e funcionários da Universidade.

Exposição voltou a ser aberta ao público - Foto: Ascom

Daniel Fortier, pesquisador e paleontólogo da UFPI, falou sobre a reabertura e a coleção que possui cerca de 30 mil peças expostas, reunindo espécies da fauna e da flora brasileira, além de rochas, minerais e alguns organismos impressos em 3D em plástico biodegradável.  “Nossa expectativa é receber visitas não só da comunidade acadêmica, mas do público em geral. Estamos trabalhando, desenvolvendo nosso papel social e nos esforçando para promover essa experiência para as pessoas. Temos mais de 30 mil peças científicas, entre vertebrados invertebrados, fósseis e minerais que são materiais essenciais de pesquisa e que ficam na sala de exposição”, relatou. 

Daniel Fortier, pesquisador e paleontólogo da UFPI  - Foto: Ascom

A coleção também conta com exposição de animais contemporâneos empalhados, nativos do Piauí e de outras partes do Brasil. Réplicas em 3D também podem ser vistas impressas por meio de plástico biodegradável. Daniel afirma que a exposição é fundamental para as pessoas terem acesso à informação de forma clara e expositiva, desenvolvendo, principalmente, o papel de conscientizar as pessoas para a importância de preservação da natureza. “Esse espaço permite que as pessoas tenham uma noção mais próxima de como era a vida no passado e os visitantes passam a conhecer e valorizar mais a nossa biodiversidade”. 

Réplicas em 3D impressas por meio de plástico biodegradável - Foto: Ascom

O projeto conta com a ativa participação de alunos de graduação e de mestrado do Campus, que auxiliam no desenvolvimento da exposição.  “A participação dos alunos nesse projeto é fundamental. Eles são responsáveis por receber os visitantes e apresentar toda a exposição. Temos alunos de PIBIC, PIBEX, PET que são voluntários do projeto. Esses alunos estão envolvidos com os professores da coleção e recebem treinamento para repassarem essas informações aos visitantes. Sem eles não conseguiríamos tocar o projeto”, disse.

Fósseis, rochas e minerais fazem parte do acervo - Foto: Ascom

Daniel citou também a importância da extensão para a Instituição. “Desenvolvemos muitas atividades de pesquisa. Temos recentemente aberto, o mestrado em Biodiversidade e Conservação, o primeiro mestrado da área no estado do Piauí. Então, demos um grande passo nesse atendimento à comunidade acadêmica, já que essa exposição é essencial para esses alunos de mestrado”, afirma.

O pesquisador falou também sobre a diversidade de peças que se encontram na exposição. “Nossa exposição é dinâmica. Ao longo do ano fazemos coletas e preparamos novos materiais. Também produzimos novos materiais na impressora 3D. Sempre estimulamos as pessoas a estarem visitando, porque ao passar do tempo vamos tendo várias novidades”, finalizou. 

Coleção reúne espécies da fauna e da flora brasileira - Foto: Ascom

Quem desejar visitar o espaço no campus da UFPI de Floriano pode ir ao local de segunda a sexta-feira, em horário comercial, sem precisar agendar.

Para pesquisadores, instituições ou escolas que queiram agendar a visita, ela pode ser feita por meio do contato (89) 9 99366446 ou por e-mail no endereço nhn@ufpi.edu.br . Essas visitas podem ocorrer de segunda-feira a sábado em horários comerciais a combinar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES