UFRJ desenvolve vacina que pode se adaptar a diferentes variantes

Os testes em animais terão início neste mês ainda e a previsão é que termine em setembro

UFRJ Vac ainda está em fase de estudo e testes e se adapta a variantes | Divulgação Coppe/UFRJ
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vacina UFRJ Vac, antes de ser testada em humanos, pesquisadores da Coppe/UFRJ vão decidir qual é a variante do coronavírus que irá orientar o desenvolvimento do imunizante. Os testes em animais terão início neste mês ainda e a previsão é que termine em setembro.

Segundo a professora Leda Castilho, coordenadora do Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares (Lecc) da Coppe/UFRJ, a tecnologia usada no desenvolvimento da vacina pode se adaptar a cada variante. 

A vacina da UFRJ é baseada na cópia de uma proteína. Ela é como uma cobertura para a superfície do vírus, e se chama proteína recombinante. A proteína do coronavírus, de nome spike ou proteína S, é a mesma que aparece nas variantes, mas com algumas mutações.

Testes se mostrarm positivos com relação a variantes/Divulgação Coppe/UFRJ

Testes em camundongos

Durante os testes em camundongos, que tiveram início no ano passado e estão em fase final, os cientistas do Lecc da Coppe/UFRJ verificaram que a UFRJ Vac se mostrou eficaz contra as variantes P1 e P2, identificadas em Manaus e no Rio de Janeiro, e a variante Beta, da África do Sul.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES