Um ano da morte do congolês em quiosque no Rio: réus aguardam julgamento

Três homens estão presos e aguardam decisão da Justiça para saber se vão a júri popular ou não.

Um ano da morte do congolês em quiosque no Rio: réus aguardam julgamento | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

BRUNA FANTTI - RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS)

A morte de Moïse Kabagambe, 24, imigrante congolês morto a pauladas na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, completa um ano nesta terça-feira (24). Três homens estão presos e aguardam decisão da Justiça para saber se vão a júri popular ou não.

Enquanto isso, a família de Moïse organiza atos em memória do refugiado.

Um ano da morte do congolês em quiosque no Rio: réus aguardam julgamento (Foto: Divulgação)"Não temos informação de quando será o julgamento, de como está o andamento do processo", afirmou Francys Amouri, primo de Moïse. "Na nossa cultura primos são irmãos, por isso o considero meu irmão", explicou.

Nesta terça, uma homenagem em forma de protesto será organizada na frente do quiosque Tropicália, onde ocorreu o crime. Uma vigília também será feita em Londres, na frente do consulado brasileiro.

De acordo com Francys, que atualmente mora em Portland, nos Estados Unidos, a família chegou a ficar dois meses em um hotel com medo de represálias. Com a repercussão do caso, a Prefeitura do Rio concedeu um quiosque no Parque Madureira, zona norte, para a família administrar o comércio.

Leia Mais

"Fui embora do Brasil pela falta de oportunidade. O quiosque a família está levando, início é sempre difícil, mas ele está funcionando", afirmou.

O processo segue os trâmites na 1ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio. "Está em fase alegações finais da defesa, na fase de pronúncia. O juiz dará uma sentença se pronuncia ou não os réus para o júri [popular]. E, assim, será marcada uma data para o julgamento", explicou o promotor Alexandre Graça, responsável pela denúncia.

Graça afirma que o crime foi praticado com emprego de meio cruel: "A vítima foi agredida como se fosse um animal peçonhento".

Os réus Fábio Pirineus da Silva, Brendon Alexander Luz da Silva e Alesson Cristiano de Oliveira Fonseca estão desde desde 22 de fevereiro.

Durante o último ano, alguns advogados renunciaram à defesa. Foi o caso dos de Alesson e Fábio, que estão agora com defensores públicos. Suas defesas ainda não foram apresentadas.

Já o defensor de Brendon declarou em outubro as suas alegações. Ele pediu o desmembramento do processo alegando que Brendon não participou ativamente das agressões. A Justiça negou o pedido.

Segundo as investigações, Brendon "amarrou a vítima e o estrangulou com um golpe".

O juiz atendeu ao pedido da mãe de Moïse, Lotsove Lolo Lay Ivonne, para ser assistente de acusação no caso.

Moïse chegou no Brasil em 2011, aos 13 anos, junto com 3 dos seus 11 irmãos. Veio como refugiado da República Democrática do Congo. O jovem cursou até a segunda série do ensino médio e desde então fazia bicos em restaurantes, lanchonetes, quiosques e na praia.

Noite do crime As imagens do quiosque Tropicália mostram Moïse discutindo com um funcionário do local. O congolês, em determinado momento, abre um freezer, o que aumenta a confusão.

De acordo com esse funcionário, Moïse estava bêbado e queria pegar cerveja de graça, o que originou a discussão entre os dois. A mesma versão foi dada por Alesson Fonseca, um dos réus.

Os três suspeitos trabalhavam em quiosques e barracas da praia da Barra da Tijuca. Eles afirmaram que foram proteger o funcionário do Tropicália e iniciaram as agressões.

Familiares do congolês disseram à imprensa que ele foi cobrar uma dívida no quiosque. Contudo, esse tema não é mencionado em nenhum depoimento dado à polícia, nem mesmo nas falas dos parentes da vítima. A denúncia diz que houve uma discussão, mas não aponta o motivo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES