Universidade Estadual oferta curso de Iorubá no Zumbi dos Palmares

O curso será totalmente gratuito

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), através do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor), em conjunto com a Coordenação de Igualdade Racial do Governo do Estado e o Memorial Zumbi dos Palmares, implantará um curso da língua africana iorubá.

O curso terá carga horária de 60 horas, tendo início em julho. Serão ofertadas 30 vagas e as inscrições poderão ser feitas no Memorial Zumbi dos Palmares, a partir de 29 de junho até o dia 10 de julho. O curso será totalmente gratuito e as aulas serão ministradas pelo professor Ruimar Batista, no Memorial.

A reunião com os representantes das entidades envolvidas aconteceu na terça-feira (9) na Uespi. Participaram a coordenadora do Memorial Zumbi dos Palmares, Antônia Aguiar, a coordenadora de Igualdade Racial do Governo eo Estado, Assunção Aguiar, o militante e professor Ruimar Batista e o coordenador geral do Parfor, Raimundo Dutra. “A implantação desse curso é uma demanda que o movimento negro piauiense tem há muito tempo e agora, através dessa parceria entre as instituições, foi possível fazer essa oferta”, afirmou Dutra.

Assunção Aguiar explica que para o movimento negro, o curso é um referencial. “Demonstra o fortalecimento da identidade negra no Piauí através da língua iorubá. É um momento muito especial para nós e ficamos muito felizes em saber que a Uespi está atenta à diversidade”, declarou. O Memorial Zumbi dos Palmares já conta com três cursos de línguas ofertados em parceria com a Uespi. São eles: libras, inglês e espanhol.

Segundo a coordenadora Antônia Aguiar, “o memorial abraça com todo carinho e satisfação a implantação de mais esse curso”. Para Ruimar, a implantação do curso é a realização de um sonho. “Tem mais ou menos 15 anos que tentamos implantar esse curso, então para nós é realmente um momento histórico”, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES