Universitários ameaçam invadir reitoria da UFMA

Universitários ameaçam invadir reitoria da UFMA.<b><u> Confira!</b></u>

Universitários ameaçam invadir reitoria da UFMA | Imirante
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estudantes universit?rios de v?rios segmentos da Universidade Federal do Maranh?o amea?am invadir o Pal?cio Cristo Rei, sede da reitoria da UFMA. Eles est?o acampados desde 22h de ontem (29/11) em frente ao pr?dio.

O protesto se d? porque est? prevista para hoje uma reuni?o do Conselho Superior da Universidade que deve deliberar sobre o Programa Reuni que ? um plano de a??o de reestrutura??o e expans?o das Universidades. O objetivo ? em dez anos dobrar o n?mero de vagas das Universidades Federais. Os estudantes s?o a favor desse aumento, mas contra a forma que ele pode ser conquistado.

Para eles, se acontecer como est? proposto vai haver uma queda na qualidade de ensino. Querem colocar de cem, 120 alunos em uma sala de aula, n?o reservam verba para investir em professores e melhorar a qualidade da Universidade.

O governo federal se denfende garantindo que vai haver o aumento da rela??o professor/aluno e da contrata??o de mais docentes. Nos c?lculos em Bras?lia, para possibilitar a reestrutura??o, o Reuni calcula ser necess?rio um acr?scimo de 20% no or?amento das institui?es, suficiente para suprir despesas com pessoal e custeio. A participa??o no programa est? condicionada ? apresenta??o de projeto pr?prio de cada institui??o, respeitando a autonomia e a voca??o institucional de cada uma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES