UPAs de Teresina realizam quase 200 mil atendimentos no primeiro semestre

Somente em casos de covid-19, as três unidades registraram um total de 29.673 atendimentos, entre consultas médicas adultas e pediátricas.

UPA | Divulgação/FMS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De janeiro a junho deste ano, quase 200 mil atendimentos médicos foram registrados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Teresina, sendo 137.22 em clínica geral e 39.734 em pediatria, além de 10.645 atendimentos com cirurgião geral. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) gere atualmente três UPAs na capital, que ficam nos bairros Renascença (zona Sudeste), Promorar (zona Sul) e Satélite (zona Leste).

Somente em casos de covid-19, as três unidades registraram um total de 29.673 atendimentos, entre consultas médicas adultas e pediátricas e atendimentos nas salas de observação. 

Em relação a outras doenças, foram registradas ainda 3.808 atendimentos na sala de observação. Tratam-se de pacientes mantidos por até 24 horas, para elucidação diagnóstica ou estabilização clínica. Aqueles que não tiveram suas queixas resolvidas são encaminhados com garantia da continuidade do cuidado para internação em serviços hospitalares de retaguarda, por meio da regulação do acesso assistencial.

No mesmo período, foram realizados ainda um total de 420.602 procedimentos nas três unidades, que englobam serviços como aferição de pressão arterial, eletrocardiogramas, suturas, curativos, transfusões, aplicação de medicamentos e exames.

As UPAs fazem parte da Rede de Atenção às Urgências e tem como objetivo concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192.

“A UPA oferece estrutura com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Se necessário o paciente é encaminhado para um hospital da rede de saúde, para realização de procedimento de alta complexidade”, explica o presidente da FMS Gilberto Albuquerque.

As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem atender grande parte das urgências e emergências. Presta atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica e presta o primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir a conduta necessária para cada caso, bem como garantir o referenciamento dos pacientes que necessitarem de atendimento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES