Urina de cão na roda do carro pode afetar freios, saiba como evitar!

As “necessidades” do pet provocam corrosão em componentes metálicos - como a própria roda e os respectivos cubo e parafusos de fixação.

Cachorro urinando na roda de carro | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Que o xixi de cachorro pode manchar a roda, muita gente sabe. No entanto, o PH mais ácido da urina é capaz de causar danos muito mais sérios no veículo, trazendo não apenas prejuízos estético e financeiro, como também risco à segurança.

As "necessidades" do pet provocam corrosão em componentes metálicos - como a própria roda e os respectivos cubo e parafusos de fixação.

O xixi também é vilão ao acelerar a degradação de itens de borracha, como pneus, suas respectivas válvulas, buchas de suspensão e até dutos do sistema de freios.

Xixi é vilão: hábito de cachorros machos urinarem na roda para 'demarcar território' pode reduzir vida útil de uma série de componentes e trazer risco à segurança

De acordo com Erwin Franieck, mentor de inovação e tecnologia da SAE Brasil, quanto mais tempo a urina permanecer sem limpeza, pior. 

A situação é agravada se a roda for "banhada" por xixi com frequência, no mesmo lugar, e o carro permanecer parado por muito tempo. Isso acelera e propaga a corrosão e os estragos nas borrachas. 

Rodas de aço "sofrem" mais do que as de alumínio, destaca. 

"As partes que mais oxidam são o cubo, a cabeça dos parafusos e as respectivas roscas incrustadas no cubo. A longo prazo, a corrosão é capaz de chegar ao ponto de um ou mais parafusos travarem ou até quebrarem. No mínimo, sua vida útil é reduzida", explica.

Especialmente no caso de cachorros de maior porte, o xixi pode afetar outras áreas, como suspensão, tubulações e conexões hidráulicas, cujas borrachas podem perder a elasticidade e se romper.

"As borrachas têm uma característica que permite maior penetração das substâncias danosas da urina, reduzindo consideravelmente sua durabilidade. As buchas, por exemplo, endurecem e causam trepidações e ruídos na suspensão".

Como evitar 

Existem capas de proteção dos pneus no mercado e sempre é possível adestrar o seu cão para fazer xixi no lugar certo. Até existem produtos que são aplicados para inibir que o animal de estimação urine naquele local. 

Por experiência própria, Franieck, que tem quatro cachorros e possui automóvel, prefere mantê-los longe da garagem para evitar problemas.

Porém, se o carro fica estacionado na rua, aí não tem muito o que fazer em termos de prevenção. 

Nesse caso, recomenda o especialista, o ideal é passar uma água nas rodas com a maior frequência possível para eliminar o xixi e os estragos que ele causa.

Se os danos já tiverem acontecido, aí não tem jeito: faça a manutenção o quanto antes para seguir rodando tranquilo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES