Uso de máscara é um ato de responsabilidade, aponta infectologista

Infectologista fala da importância do uso de máscara durante a pandemia

Covid-19 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em tempos de pandemia, usar máscara é um ato de responsabilidade social. A máscara ainda é uma das ferramentas mais eficazes no combate ao novo Coronavírus (COVID-19). De acordo com o médico infectologista da Clínica Intermed Maurício Mendes, a principal função de uma máscara não é proteger quem a usa, mas sim proteger quem está próximo.

Dr. Maurício Mendes, médico infectologista da Clínica Intermed em Teresina - Foto: Divulgação/Ascom

“Muitas pessoas questionam a eficácia do uso da máscara para combater a disseminação do novo Coronavírus. O que temos são estudos científicos realizados por autoridades de saúde mundiais que comprovam que o uso da máscara caseira evita a transmissão do vírus. Elas funcionam como barreiras físicas impedindo que as gotículas de salivas contaminadas acabem infectando pessoas sadias”, explicou. 

O infectologista disse ainda que algumas pessoas podem estar contaminadas com o novo Coronavírus e não apresentar sintomas (assintomáticas). “Isso contribui para aumentar os índices de contaminação, pois se a pessoa não adotar medidas de higiene necessárias para combater a Covid-19 pode acabar contaminando outras pessoas. Qualquer um pode desenvolver os sintomas mais graves e acabar necessitando de internação hospitalar”, destacou o médico.

O uso inadequado da máscara é outro problema sério que está preocupando bastante as autoridades de saúde. Maurício destaca que usar a máscara de forma errada pode inclusive aumentar as chances de contaminação com o novo Coronavírus. “A orientação é sempre manusear a máscara pelas laterais para colocar e retirar. Antes e depois de pegar na máscara deve-se higienizar as mãos com álcool em gel. Outra medida importante é nunca tocar a parte da frente da máscara. A cada duas horas de uso a máscara deve ser trocada”.

Saiba como higienizar sua máscara de forma correta:

1) Nunca misture sua máscara com outras peças.

2) Deixe sua máscara de molho em uma solução de 1 litro de água para 10 ml de hipoclorito de sódio.  

3) Depois lave com sabão e enxague com água corrente

4) Deixe secar ao sol

5) Passe ferro quente na máscara



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES