Uso de máscaras deixa de ser obrigatório no Piauí, decide COE em reunião

O Comitê levou em consideração os últimos dados da covid-19, que apontam estabilidade no número de casos e queda em óbitos.

´´ | o
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Comitê de Operações Emergenciais do Piauí (COE) se reuniu, durante toda a tarde desta quarta-feira (11), e decidiu por desobrigar o uso de máscaras em ambientes fechados, abertos e semiabertos no Estado. O Comitê levou em consideração os últimos dados da covid-19, que apontam estabilidade no número de casos e queda em óbitos no Piauí. A orientação é manter os cuidados com a higienização das mãos e atualizar o ciclo vacinal contra a doença.

A decisão foi baseada nos últimos números do Boletim Epidemiológico da Sesapi. Os dados trazem um cenário de estabilidade em relação à Covid no estado. O uso da máscara continua recomendado apenas para idosos com mais de 60 anos, imunossuprimidos e doentes crônicos. 

O COE pede ainda que a população complete o ciclo vacinal contra a doença buscando os postos de vacinação. Para isso, quer ampliar o acesso às unidades de saúde, com foco na população economicamente ativa que trabalha em horário comercial e estabelecer parcerias intersetoriais para ampliar a cobertura vacinal das crianças e adolescentes.

Uso de máscaras deixa de ser obrigatório no Piauí, decide COE em reunião (Foto: Pixabay)

Para o secretário Antonio Luiz, a vacinação é a solução para reduzir cada vez mais a contaminação, o número de hospitalizações e mortes pela doença. “A saída da pandemia passa pela vacina e, por isso, pedimos que a população procure os postos e atualize as doses para que se proteja e proteja as outras pessoas”, afirma o gestor.

O secretário enfatiza que a população não está proibida de usar máscara, muito pelo contrário. “Ela é uma proteção eficaz contra os vírus como o da Influenza e até as novas sub variantes da Covid, que estão em circulação no país”, conclui.

A portaria com as novas medidas será publicada ainda nesta quarta-feira (11) no Diário Oficial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES