Uso do celular está entre as infrações mais cometidas pelos motoristas

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde apontou que um em cada cinco brasileiros admite usar o celular enquanto dirige.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma das causas de acidentes de trânsito é o uso do celular. O aparelho eletrônico distrai condutores e pedestres, provocando colisões entre veículos e atropelamentos. Segundo estudo do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o uso do celular no trânsito aumenta em até 400% o risco de acidentes. Em 2018, foram registradas mais de 4 mil multas, em Teresina, relacionadas a utilização do aparelho. As infrações estão entre as dez mais cometidas pelos condutores. As informações são do PMT.

O Gerente de Operação e Fiscalização da STRANS, Denis Lima, explica que hoje existem três tipos de infrações relacionadas ao celular no trânsito e chama atenção para a distração do condutor ao ler e mandar mensagens, mesmo parado no sinal vermelho.

“Atualmente nós temos três tipos de infração quando nos referimos à celular. Não é permitido manusear, utilizar e segurar o telefone. Segurar e manusear são infrações gravíssimas e utilizar o celular é infração média. As pessoas também precisam entender que ler e mandar mensagem, com o carro parado ou não, é perigoso porque tira a atenção completamente do trânsito. São esses e outros motivos que distraem o condutor e acabam provocando os acidentes”, declarou o gerente.

Reprodução

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde apontou que um em cada cinco brasileiros admite usar o celular enquanto dirige. A publicitária Sara Barros faz parte desta estatística e afirma que levou algumas multas por dirigir utilizando o telefone celular, mas reconhece que comete uma infração gravíssima e se policia para acabar com essa má conduta.

“Uso o celular no trânsito quando sinal está fechado pra responder uma mensagem ou olhar uma conversa, mas acabo me distraindo. O sinal abre e não me dou conta porque estou entretida na tela. É um comportamento errado da minha parte e reconheço. Por causa disso, já levei algumas multas. Estou tentando mudar esse hábito, porque sei que eu e outras pessoas corremos riscos com essa conduta”, relatou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES