Uso do nome social é aprovado pela Universidade Federal do Piauí

A Universidade Federal do Piauí (Ufpi), por meio do Conselho Universitário (CONSUN), garantiu o uso do nome social para travestis e transexuais em documentos de identificação interna

Campus | Efrem Ribeiro
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Universidade Federal do Piauí (Ufpi), por meio do Conselho Universitário (CONSUN), garantiu o uso do nome social para travestis e transexuais em documentos de identificação interna.

O nome social representa aquele que as pessoas, sendo elas travestis e transexuais, desejam ser reconhecidas e identificadas dentro da comunidade de suas relações sociais, dado que o nome civil já não reflete a sua identidade de gênero, implicando em constrangimentos.

Com a resolução será garantido a partir de 2015 o direito a utilizar o nome social em documentos de uso interno, tais como diários de classe, fichas e cadastros, formulários, listas de presença, divulgação de notas e resultados de editais, impressos e emitidos eletrônicos.

A iniciativa partiu do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPI que discutiu há três meses, em Conselho de Entidades de Base a campanha “Opressões? Tô Fora”. A gestão “Amanhã Vai Ser Maior” apresentou a proposta e mobilizou a comunidade acadêmica, que contribuiu com 500 assinaturas no abaixo-assinado entregue à reitoria da instituição, bem como a proposta de discutir o tema em reunião.

A parceria do DCE da UFPI com a Comissão de Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Piauí, elaboraram e defenderam a resolução, perante o Conselho Universitário que foi aprovada e ainda discutiu-se a necessidade de uma comissão para fazer ajustes na proposta, com o intuito de garantir o trâmite interno para cadastro dos nomes sociais de estudantes.

Segundo Débora Cavalcante, diretora de comunicação do DCE/UFPI e da União Nacional dos Estudantes (UNE), a proposta é que a UFPI possa garantir o direito ao uso do nome social, com o objetivo de evitar constrangimentos

“Já vínhamos fazendo discussões dessa temática há um ano e há três meses decidimos agir. A nossa proposta já é realidade em muitas universidades do país, inclusive, a Uespi já aderiu. O que a gente pretende é que a Ufpi também possa garantir o reconhecimento do uso do nome social nos documentos na instituição. Ainda mais, porque existem muitos casos de constrangimentos e opressões. Desde a ida ao banheiro, a passagem pelos corredores e até mesmo dentro da sala de aula tanto por professores quanto por alunos.

De acordo com Lorena Moura, diretora de combate a opressões do DCE, a Ufpi tem o dever de reconhecer a proposta, principalmente, por pregar ambiente de diversidade, e afirma ainda que um dos motivos da evasão acadêmica são os frequentes constrangimentos.

“Essa proposta não é novidade. Já é aplicada em algumas instituições no Brasil, a nível local, a UESPI já utiliza. E a UFPI tem o dever de reconhecer a importância disso. Porque não adianta pregar um ambiente de diversidade e ainda haver constrangimentos dessa espécie, por parte de alunos, funcionários da instituição, inclusive professores.

Por esses motivos, muitos não conseguem concluir o curso, não se trata de evasão acadêmica, e sim de expulsão. E essas pessoas que não conseguem concluir o curso, acabam buscando outras formas de ganhar a vida, buscando dentre as possibilidades, a prostituição”.

Para a Lorena Moura, o DCE espera que não haja muitas burocracias para as pessoas fazerem a solicitação do nome social e também que ocorra uma conscientização maior da proposta por parte dos funcionários, que são os que mais agem com homofobia.

“A ideia é que esse direito, que agora os travestis e transexuais possuem, não seja burocrático por parte da administração da Ufpi. A solicitação de reconhecimento do nome social ocorra durante a matrícula institucional, por meio de um requerimento emitido pela própria instituição. Além disso, iremos solicitar uma reunião de conscientização, apresentando a proposta aos funcionários, já que esses são os que mais reagem de maneira homofóbica”, explica Lorena Moura.

OAB se mobiliza para mudança do nome civil

Após a conquista do uso do nome social na Ufpi, a Comissão de Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Piauí, pretende continuar a mobilização pelos direitos dos travestis e transexuais.

De acordo com Álvaro Dias (foto), membro da comissão da adversidade sexual da OAB/PI, essa conquista é apenas um passo vencido nas lutas dos movimentos sociais. “Essa conquista significa mais um passo das lutas dos movimentos sociais, que tende a continuar por melhorias a esse público, tanto no combate a homofobia, a transfobia e a lesbofobia, como também a assistência social a essas pessoas. Visando a garantia de maior respeito e dignidade”, garante Álvaro Dias.

Álvaro Dias garante que a próxima luta é a busca pelo direito a mudança do nome civil, caso o gênero já não corresponda a identificação oficial em documentos.

“O preconceito e a opressão são reais. Conquistamos o uso do nome social, agora estamos em busca do direito de haver mudança no nome civil dessas pessoas. Isso é um procedimento muito burocrático. Manter o nome civil a quem sofreu mudanças de gênero, não faz sentido.

Clique e curta Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES