USP adota cota racial para processos seletivos de docentes e funcionários

Universidade de São Paulo vai usar contagem de pontos diferentes para pretos, pardos e indígenas em concursos e processos seletivos

A resolução de regulamentação do tema foi aprovada pelo Conselho durante sessão | USP Imagens - Foto: Cecília Bastos
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Universidade de São Paulo (USP), passou a adotar cotas ou pontuação específica em concursos públicos para pessoas pretas, pardas e indígenas, aplicado a professores, além de cargos para servidores técnicos e administrativos. A resolução foi aprovada pelo conselho universitário nesta segunda-feira (22/5).

De acordo com informações da USP, o tipo de ação afirmativa será definido a partir do número de vagas disputadas nos processos seletivos, em concursos com três ou mais postos de trabalho, serão reservadas 20% das vagas para pretos, pardos e indígenas.

Segundo o Decreto Estadual 63.979, de 19 de dezembro de 2018, os candidatos PPI terão pontuação diferenciada quando houver uma ou duas vagas. O cálculo leva em conta a pontuação média da concorrência entre todos os candidatos e a pontuação média da concorrência PPI.

A Universidade pontuou durante reunião, que os processos seletivos  que foram suspensos recentemente para o preenchimento de 79 vagas, ainda serão retificados e um novo edital será publicado com as novas regras afirmativas.

Para que os canditados façam jus à bonificação ou vaga, os mesmos deverão possuir traços fenotípicos que o caracterizem como negro, de cor preta ou parda, a autodeclaração como preto ou pardo feita pelo candidato será sujeita a confirmação por meio de banca de heteroidentificação. Para confirmação da autodeclaração do candidato indígena, será exigido o Registro Administrativo de Nascimento do Índio (RANI) próprio ou, na ausência deste, o RANI de um de seus genitores.

“Essa é uma decisão histórica da Universidade e possibilitará maior inclusão e diversidade entre o corpo docente e administrativo da USP”, destacou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior. O reitor apresentou algumas políticas de equidade adotadas em universidades internacionais, como Harvard e Universidade de Toronto, e ressaltou que, embora a seleção de docentes e servidores técnicos e administrativos na USP seja diferente dessas instituições, “temos o suporte internacional de grandes universidades que já desenvolvem essa política, que vai nos colocar ombro a ombro com as melhores universidades do mundo”, conlui. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES