Usuários de barcos na travessia Teresina-Timon são ouvidos em pesquisa

A Prefeitura de Teresina está ouvindo os envolvidos no sistema de transporte para elaborar um instrumento de planejamento que vai nortear a política de transportes na capital pelos próximos 20 anos.

Usuários de barcos na travessia Teresina-Timon são ouvidos em pesquisa | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os usuários do sistema de transportes em barcos que fazem a travessia de Teresina a Timon estão sendo entrevistados nesta quarta-feira, 16, para a pesquisa de elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Sustentável de Teresina (PDMUS). A Prefeitura de Teresina está ouvindo os envolvidos no sistema de transporte para elaborar o PDMUS, principal instrumento de planejamento que vai nortear toda a política de transportes na capital pelos próximos 20 anos.

Várias pesquisas ainda serão realizadas para levantar dados de como o sistema de transporte de pessoas e cargas funciona em Teresina. Os levantamentos abordam as principais características dos deslocamentos, incluindo origem e destino, motivo da viagem, tempo de percurso, conexões com outros modos, facilidades e dificuldades na viagem.

Usuários de barcos na travessia Teresina-Timon são ouvidos em pesquisa

Para o assessor técnico da Strans, Ricardo Freitas, as etapas de pesquisas são as mais importantes nessa fase de diagnóstico. “A população está sendo ouvida para poder expressar as suas necessidades e, com esses dados, teremos um diagnóstico real para subsidiar o planejamento de ações”, diz.

No processo de obter dados junto à população já foi realizada consulta pública com entidades, usuários e empresários do setor; pesquisa de origem destino nos terminais de integração e com ciclistas e caminhoneiros. Na pesquisa domiciliar foram levantados dados de 11 mil domicílios e ainda estão previstas as pesquisas de sobe e desce com usuários dos transportes coletivos; de origem e destino nos terminais de integração e de contorno com os motoristas nas BRs que dão acesso a Teresina.

Helder Paixão, coordenador da pesquisa, explica que a coleta de dados é analisada para compor o PDMUS. “Nossos formulários constam as formas de uso de cada tipo de transporte para compreender como cada um é utilizado. Esta semana iremos fazer outra pesquisa nas BRs de entrada da cidade com caminhões, carros e motos para identificar origem e destino”, adianta.

Plano Diretor

O Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável de Teresina (PDMUS) está sendo desenvolvido pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) desde outubro do ano passado. Nesse plano, sob forma de lei, irão constar os objetivos, metas e ações relacionadas à mobilidade urbana, a curto, médio e longo prazo (5, 10 e 20 anos).

O PDMUS irá abranger todo o município de Teresina, zona urbana e rural, considerando a inserção da cidade na Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) da Grande Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES