Usuários reclamam de atendimento no Detran

Outro agravante no Detran na capital é que o pátio está coberto pelo mato e carros apreendidos estão abandonados.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem procura o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), na Avenida Gil Martins, no bairro  Redenção, reclama da longa espera por atendimento na unidade. Na manhã da terça-feira (05), houve queda constante do sistema de informática. Além da superlotação, muitos usuários estavam chateados com a lentidão nos serviços. Outro agravante no Detran na capital é que o pátio está coberto pelo mato e carros apreendidos estão abandonados. A população e os servidores também questionam o atendimento precário e a falta de climatização em outros postos do órgão no interior. A direção prevê reformas.

Crédito: José Alves Filho

Enquanto isso, a procura pelos serviços aumentou significativamente no mês de janeiro, visto que muitos estão procurando o Detran para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), renovação de habilitações e outros serviços.

O usuário Ludimar Borges, 42 anos, chegou cedo ao órgão, por volta das 8h. O cabeleireiro cancelou os compromissos com os clientes em seu salão. Ele aguardava no setor de renovação de carteiras bastante irritado. Havia poucos atendentes deste setor, e só restava aos usuários esperar.

"Quando saímos de casa para resolver alguma coisa no Detran, não temos hora para chegar em casa. Quero apenas renovar minha carteira, já peguei senha, a fila está enorme e o sistema cai direto. Despachei os clientes do salão porque não daria para atender", disse, indignado.

A auxiliar de Serviços Gerais, Jordana Cardoso, 34 anos, teme ter sua motocicleta apreendida pela falta da documentação. Ela, que chegou às 09h15 da manhã, desistiu por conta da espera e da falta de sistema. "Vim receber o documento da minha moto, que ainda não chegou, e havia pago ainda no mês passado e só aqui para receber porque não vai pelos Correios. E agora, com essa demora, não resolve nada. Peguei a senha 146 e ainda tenho que voltar para o trabalho", protestou. 

Um grupo de terceirizados que trabalhavam no órgão está sem receber salário há quase três meses. Os manifestantes fizeram uma reivindicação na frente da sede na manhã de terça (05). "Não recebemos salários há dois meses, nem a parcela do décimo e tickets-alimentação. Estamos numa situação absurda. Há casos de pais de famílias com depressão e passando necessidades, além do mais, o trabalhador está vindo trabalhando no seu horário integral honrado com seu compromisso e não tem seus direitos cumpridos", confirmou o diretor social do sindicato dos terceirizados do Estado, Tiago Reis.

Crédito: José Alves Filho

Como se não bastasse o abandono dos carros apreendidos pela Justiça, o prédio do Detran na capital está com o pátio coberto pelo mato. De acordo com uma agente de fiscalização de trânsito, que não quis se identificar, o mato acumulado no depósito dos carros está com 5 anos sem limpeza. "Trabalho à noite e os agentes têm medo de passar por aqui, há cobras, carrapatos. No inverno, as possas de água nos carros trazem o perigo da dengue", questionou.

Direção prevê melhorias na infraestrutura

O diretor do Detran-PI, Arão Lobão, reconhece que inconsistência do sistema ainda é afetada pela falta de uma internet de qualidade e que a instabilidade ocorre a nível nacional. "Mudamos de plataformas desde o primeiro semestre do ano passado, através da Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI), para tentar diminuir as intercorrências do sistema. Em relação à espera, às vezes tem filas longas, mas já estamos procurando completar todos os guichês para melhorar essa situação, não só em Teresina, mas também nos principais postos do Detran no Estado, implantando postos de autoatendimento para ajudar o usuário", explica.

Apesar dos problemas, o Detran-PI vem descentralizando seu atendimento. O sistema de parcelamento de multas implantado este mês pelo órgão pretende atender melhor os usuários e com maior capilaridade. Sobre a falta de ar-refrigerado tocado pela reportagem, a direção disse que alguns postos no interior, os    equipamentos foram queimados, ocasionados devido a panes elétricas. "Tivemos um curto-circuito na cidade de Esperantina, e queimou toda a fiação interna. Restabelecemos o funcionamento depois de alguns dias. Estamos licitado e fazendo reformas em vários outros postos pelo Estado, em Barras, Piripiri e Luzilândia", afirmou.

Sobre os veículos apreendidos pelo o órgão de trânsito, a direção esclarece que todos os veículos com problemas de trafegabilidade e irregularidades são conduzidos para o pátio de uma empresa terceirizada. 

"A situação do depósito é muito antiga. São veículos que foram encaminhados para o Detran, por crimes e processos judiciais que não têm nada a ver com o trânsito em si e com o órgão, entretanto estamos entrando em contato com a Corregedoria Geral de Justiça para autorizar o leilão, e isso não depende de nossa vontade. Este ano já baixamos portarias para arrematarem esses veículos", reforçou Arão. (V.P.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES