UTI Neonatal da Maternidade receberá 10 novos leitos

UTI Neonatal da Maternidade receberá 10 novos leitos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O diretor da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Francisco Passos, informou que no prazo de um m?s os 10 novos leitos da UTI Neonatal do hospital j? estar?o em funcionamento, totalizando 20 leitos. Isso significa que a capacidade de atendimento da primeira e ?nica UTI Neonatal que atende pelo Sistema ?nico de Sa?de (SUS) poder? ser duplicada.

Segundo Passos, existe um projeto de emenda parlamentar j? empenhado, de autoria do deputado federal Nazareno Fonteles, para a libera??o de verba para a finaliza??o da reforma da UTI. ?Acredito que no m?ximo em um m?s esteja tudo pronto?, disse.

Em princ?pio, a UTI Neonatal n?o ? voltada para procuras externas, mas ?s crian?as que nascem na Maternidade com algum tipo de problema. O diretor explicou que diariamente a Maternidade realiza entre 40 e 45 partos. Destes, 14%, que representam mais ou menos seis crian?as, s?o prematuros. Uma parte dessas crian?as ? encaminhada para o ber??rio de m?dio risco, que possui uma estrutura semi-intensiva, com 20 leitos. ?Destas seis, duas crian?as n?o precisam de atendimento nenhum, pois qualquer problema pode ser resolvido com cuidados iniciais. Duas s?o atendidas no ber??rio de m?dio risco, com cuidados semi-intensivos, e as outras duas precisam de cuidados intensivos, com respirador. Estas v?o para a UTI. Isso acontece diariamente?, disse.

Na UTI, os beb?s passam normalmente uma semana, e quando saem, dependendo das condi?es, podem ir para o ber??rio de m?dio risco ou para as enfermarias m?e-canguru, sendo assistidos pela m?e, j? que n?o podem receber alta devido ao baixo peso.

A UTI Neonatal da Maternidade existe h? seis anos, realizando 60 atendimentos por m?s.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES