Vacina contra câncer de pele tem resultados positivos e vai à fase final

O imunizante está sendo produzido em parceria pelas empresas Moderna e MSD, com a mesma tecnologia utilizada em vacina contra Covid-19.

Vacina contra câncer de pele tem resultados positivos e vai à fase final | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As farmacêuticas Moderna e MSD anunciaram que a fase 2 de testes de uma vacina contra o câncer de pele, aliada a imunoterapia, demonstrou uma redução de 44% no risco de recidiva da doença ou morte em pacientes com melanoma de estágios III ou IV. 

O imunizante utiliza a mesma tecnologia da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela empresa – o uso de RNA mensageiro (RNAm). A fase 2 do estudo combinou a vacina mRNA-4157/V940 e a imunoterapia Keytruda, que funciona aumentando a capacidade do sistema imune do corpo de ajudar a detectar e combater as células tumorais, em pacientes com câncer de pele nos estágios III e IV que já haviam passado por resseção cirúrgica completa.

Vacina contra câncer de pele tem resultados positivos e vai à fase final (Foto: Paul Bersebach/MediaNews)O tratamento conjunto se demonstrou 44% mais eficaz em reduzir o risco de recidiva ou morte nos pacientes do que a imunoterapia sozinha. As duas empresas pretendem discutir os resultados com as autoridades regulatórias para iniciar a fase 3 do estudo em 2023. Moderna e MSD vão compartilhar os custos e lucros igualmente.

“Estes resultados são altamente encorajadores para o tratamento do câncer. O mRNA foi transformador para a Covid-19, e agora, pela primeira vez, demonstramos o potencial para o mRNA ter um impacto nos resultados de um ensaio clínico em melanoma”, disse Stéphane Bancel, Diretor Geral da Moderna.

Ela também disse que a empresa pretende iniciar estudos adicionais em melanoma e outras formas de câncer “com o objetivo de trazer um tratamento de câncer verdadeiramente individualizado aos pacientes”.

Eventos adversos foram observados em 14,4% dos pacientes que receberam a combinação do imunizante e Keytruda, em comparação a 10% que receberam apenas Keytruda, e eles foram consistentes com os anteriormente relatados no ensaio clínico de fase 1.

“O Brasil é o segundo país no mundo com o maior índice de câncer de pele e a combinação de conhecimento entre as duas empresas combinando a vacina mRNA com imunoterapia é uma inovação que pode ajudar a trazer grandes benefícios aos pacientes brasileiros”, diz Marcia Abadi, diretora médica da MSD Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES