Vacina é a maneira mais eficiente de evitar a transmissão de meningite

Pais devem redobrar a atenção com a imunização dos adolescentes, pois eles estão entre os principais transmissores da doença e podem contaminar crianças menores e professores

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As férias escolares estão chegando ao fim e, com a volta às aulas, os pais devem redobrar a atenção para evitar o contágio por doenças graves que podem ser transmitidas na escola. A meningite, infecção  grave que inflama as meninges e pode ser adquirida por pessoas de qualquer idade, é uma delas.

 Segundo especialistas, os adolescentes estão entre os principais transmissores da meningite e, por isso, o Ministério da Saúde recomenda que eles sejam vacinados1. Dessa forma, além dos próprios jovens ficarem protegidos, o benefício é estendido às pessoas com quem eles convivem dentro e fora da escola, como colegas, professores e crianças menores. Esse efeito é conhecido como “proteção de rebanho”.

A forma mais efetiva de proteção contra a meningite bacteriana é a vacinação3. Embora a idade de maior risco corresponda à faixa etária abaixo de 1 ano, também há pico de incidência durante a adolescência com significativo risco de mortalidade4. A bactéria Neisseria meningitidis causa meningite dos tipos A, B, C, Y e W, entre outros menos comuns. No Brasil, o tipo C continua sendo identificado com maior frequência (75% dos casos) e apresenta evolução rápida e grave5.

 No SUS é possível vacinar gratuitamente crianças aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 12 meses, contra o tipo C, podendo ser aplicada até os 4 anos e reforçada na adolescência, dos 11 aos 14 anos5. Na rede privada é possível encontrar a vacina contra o tipo B, indicada a partir dos dois meses, assim como contra os tipos A, C, W e Y.

 Especificamente na escola, considerando o ambiente fechado das salas de aula, o potencial de infecção é maior, e o mesmo ocorre por meio das vias respiratórias através de gotículas e secreções do nariz e da garganta.

 Apesar da gravidade da meningite bacteriana, a cura pode ocorrer, mas é necessária assistência médica urgente. Um ponto importante é que, mesmo curada, a pessoa afetada pode sofrer sequelas para toda a vida, como surdez, crises de epilepsia, danos cerebrais, amputação de membros, dificuldade de aprendizagem e problemas comportamentais6.

 Fora da escola, o comportamento e o estilo de vida de muitos adolescentes também aumentam o risco de transmissão da meningite bacteriana e tem relação tanto com o fato de morarem em repúblicas ou dormitórios, quanto com o hábito de frequentarem festas em ambientes fechados onde fluidos das vias aéreas podem atingir outras pessoas (tosse, espirro, beijo)7-8.  

 Em 2018, o Brasil registrou 15.364 casos de meningite, dos quais 1.272 vieram a óbito, segundo o Ministério da Saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES