Vacina para prevenir a Aids é testada no Brasil

Vacina para prevenir a Aids é testada no Brasil

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisadores brasileiros e de sete pa?ses est?o conseguindo resultados promissores no estudo de uma vacina para combater o v?rus da Aids. Testes feitos em laborat?rio mostraram que o sistema imunol?gico de 76% dos volunt?rios que receberam o medicamento conseguiu reagir contra fragmentos do v?rus.

"N?s andamos bastante. O resultado foi muito satisfat?rio. Por?m a gente precisa ainda esperar um tempo razo?vel de anos para dizer se a vacina vai ser utilizada de fato na popula??o ou n?o", disse o pesquisador Esper Kall?s da Universidade Federal de S?o Paulo (Unifesp), um dos coordenadores da pesquisa no Brasil.

A vacina - que pretende prevenir a infec??o pelo HIV - est? em testes em oito pa?ses. A primeira fase das experi?ncias come?ou em 2004 com 360 volunt?rios que n?o tem o v?rus. Na segunda fase, ser?o mais tr?s mil pessoas.

Segundo a Organiza??o Mundial de Sa?de (OMS), 40 milh?es de pessoas em todo o mundo s?o portadoras do v?rus da Aids. No Brasil, estima-se que 620 mil pessoas estejam infectadas. A doen?a avan?a, principalmente, em pa?ses desenvolvidos e em desenvolvimento.

Por isso, para Kall?s, os avan?os devem ser comemorados. Mas o m?dico lembra que a preven??o ? a melhor forma de combater a transmiss?o do v?rus. "Como o uso de preservativos e uso de seringas e agulhas descart?veis quando for fazer qualquer inje??o na veia."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES