Vacina pode ser usada como parte de tratamento contra o câncer

Ainda em desenvolvimento, a vacina reduziu as chances da proliferação da doença em pacientes.

Ainda em desenvolvimento, imunizante pode ajudar a retroceder a doença | Reprodução - Foto: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com informações divulgadas nesta segunda-feira (05), pelas empresas Moderna e MSD, um imunizante ainda em desenvolvimento, baseado em RNA mensageiro, feito pelas companhias, obteve êxito em reduzir a multiplicação de um tipo de câncer de pele mais letal. De acordo com as empresas esse imunizante reduziu em 65% o risco da multiplicação desse câncer, se comparado ao tratamento apenas com imunoterapia convencional.

A empresa Moderna Therapeutics, é uma companhia de biotecnologia dos EUA com sede em Cambridge, Massachusetts, que é focada na descoberta e no desenvolvimento de medicamentos com base no RNA mensageiro (mRNA), já a MSD, sigla para Morgan Stanley Emerging Markets Debt Fund, Inc, é uma empresa de bioquímica que trabalha no descobrimento e desenvolvimento de produtos para as saúde, levando ao mercado mundial vacinas e medicamentos inovadores para combater doenças desafiadoras, como o câncer. 

Os resultados dessa vacina, criada a partir da parceria entre as duas companhias, foram apresentados na reunião da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, em Chicago, nos Estados Unidos, e seguem com dados positivos anteriores do estudo, mostrando que a vacina a partir do mRNA personalizada e administrada em conjunto com a medicação Keytruda da MSD, acabou reduzindo o risco de morte ou da proliferação de melanoma, o tipo mais grave de câncer de pele, em cerca 44%, quando comparado com a Keytruda sozinha.

As descobertas do estudo partem de um crescente conjunto de provas que desmonstram que a tecnologia de mRNA, que ganhou destaque desde a pandemia de Covid-19, pode ser usada, assim como já está sendo, para produzirem vacinas personalizadas que preparem o sistema imunológico do paciente para combater o tipo específico de células cancerígenas nos tumores.

A Dra Jane Healy, executiva responsável por supervisionar o desenvolvimento do tratamento de câncer precoce, na empresa MSD, afirmou que a esperança desse projeto experimental é “um paradigma de tratamento completamente novo para o câncer que será mais bem tolerado e exclusivo para os tumores de cada paciente”.

Cientistas do mundo inteiro vêm buscando há décadas poderem realizar o sonho de que existissem vacinas para tratar o câncer, porém sem muitos sucessos. Alguns especialistas da área de oncologia dizem que as vacinas de mRNA, que podem ser produzidas em cerca de oito semanas, combinadas com drogas que aceleram o sistema imunológico podem levar a uma nova geração de terapias contra o câncer.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES