Vacinação contra a raiva continua, dessa vez na zona rural de Teresina

A raiva é uma doença que pode atingir todos os mamíferos, transmitida pela mordida de animais infectados

Vacinação contra a raiva continua, dessa vez na zona rural de Teresina | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As equipes da Prefeitura de Teresina já estão preparadas para a segunda fase da campanha de vacinação antirrábica, que ocorre nas zonas rurais Norte e Leste no dia 13/11 e nas zonas rurais Sul e Sudeste no dia 20/11. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que a vacinação nessas datas acontecerá com os agentes de saúde se deslocando até as residências. “Todos estarão devidamente identificados para que as pessoas não tenham receio de atender esses profissionais que irão imunizar os animais”, diz o gerente de zoonoses Paulo Marques.

Teresina superou a meta de cobertura para a campanha de vacinação antirrábica na zona urbana. Nos dois dias de mobilização, foram vacinados 100.359 cães e 47.064 gatos, o que corresponde a 103,14% da meta de 142.941 animais estimada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). “Devemos este bom desempenho a todos que participaram, tanto equipes quanto população, que se conscientizou da importância da campanha e levou seus animais de estimação aos postos disponibilizados em toda a zona urbana de Teresina”, comemora o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque.

A raiva é uma doença que pode atingir todos os mamíferos, transmitida pela mordida de animais infectados - Foto: PMT

Os residentes da zona urbana que não puderam vacinar seus cães e gatos no dia D também têm a oportunidade de garantir sua dose. A Gerência de Zoonoses da FMS está aberta todos os dias com vacina disponível, a imunização é gratuita e pode ser realizada em qualquer época do ano.

A raiva é uma doença que pode atingir todos os mamíferos, transmitida pela mordida de animais infectados. Ela atinge o sistema nervoso central e pode levar à morte. A única forma de prevenção é a vacina, que deve ser realizada anualmente em animais domésticos, especialmente cães e gatos, por sua maior proximidade com os seres humanos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES