Vai comprar na Black Friday? PROCON disponibiliza tabela com preços

Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), alerta os consumidores para que não caiam na famosa “black fraude”.

Black Friday em Teresina | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Esta sexta-feira (26) é a data oficial da Black Friday no Brasil, realizada na última sexta-feira do mês de novembro. Nesse período, muitas lojas promovem ofertas com grandes descontos. O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), alerta os consumidores para que não caiam na famosa "black fraude".

 Nesta semana, o órgão disponibilizou uma tabela com preços de produtos ofertados antes do período. Segundo o Ministério Público, a divulgação dos valores permitem ao consumidor comparar os preços dos produtos da Black Friday com os ofertados fora desse período e, com isso, verificar os valores de promoções e descontos.

CONFIRA A TABELA!

Black Friday em Teresina | FOTO: José Alves Filho

Veja dicas para aproveitar a Black Friday sem dor de cabeça

Seja pela internet ou presencial, a pesquisa de preços é etapa fundamental para evitar ser enganado. É importante buscar o máximo de informações, inclusive se o site é confiável para evitar dores de cabeça. 

Segue mais algumas dicas: 

  • Veja a descrição do produto, compare-o com o de outras marcas e certifique-se de que ele supre suas necessidades;
  • Decidida pelo produto a ser adquirido, verifique se realmente houve redução do preço do produto ofertado no dia da Black Friday, para evitar o risco de cair na armadilha de promoções que não são tão vantajosas como anunciado;
  • Fique atento à política de privacidade da loja virtual e sua responsabilidade pelo armazenamento e manipulação de seus dados pessoais;
  • Imprima e/ou salve todos os documentos (telas) que demonstrem a compra e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.)

    Direitos do consumidor

O fato de a compra ser feita em uma liquidação não elimina os direitos do consumidor, como a obrigação do fornecedor de cumprir a oferta conforme anunciada, assegurar a garantia do produto e o direito de arrependimento, este consistente no prazo de sete dias assegurado ao consumidor para desistir das compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicilio, telemarketing, catálogos, internet).

Fique atento, ainda, ao prazo de entrega da mercadoria em domicílio, que deve estar registrado na nota fiscal ou recibo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES