Vale do Rio Doce já opera em fase de teste no Piauí

Com o início da exploração comercial da jazida, o Produto Interno Bruto do Piauí (PIB) terá um aumen

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Companhia Vale do Rio Doce (Vale) come?ou a operar em fase de teste na explora??o de n?quel no munic?pio de Capit?o Gerv?sio de Oliveira, a 545 quil?metros de Teresina, na regi?o do Semi-?rido piauiense. O an?ncio foi feito pelo governador Wellington Dias, na abertura do Encontro de Capacita??o dos Facilitadores do Programa Territ?rios do Desenvolvimento, na ?ltima ter?a-feira (4), no Centro de Treinamento do Emater.

Com o in?cio da explora??o comercial da jazida, o Produto Interno Bruto do Piau? (PIB) ter? um aumento de R$ 2 bilh?es, aumentando a riqueza do Estado em cerca de 20%. ?A entrada em opera??o da Vale na regi?o de S?o Jo?o do Piau? vai mudar a nossa cara?, destacou Wellington Dias.

Segundo n?meros da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), a Vale est? investindo cerca de R$ 32 milh?es na prospec??o da jazida de n?quel em Capit?o Gerv?sio de Oliveira, estimada em 80 milh?es de toneladas, considerada como a maior do Brasil, segundo pesquisas realizadas pela pr?pria empresa.

Com a instala??o da empresa em definitivo, a expectativa ? de que a produ??o ultrapasse as 30 mil toneladas por ano, garantindo 300 empregos diretos e outros 3,8 mil indiretos. A Vale tamb?m descobriu na regi?o uma grande reserva de calc?rio, de cerca de 200 tonbeladas, que vai servir tanto para a siderurgia quanto para a corre??o de solos.

Wellington Dias voltou a destacar que ? importante para o Estado montar uma estrutura que possa permitir o escoamento de todas as suas riquezas, citando a constru??o da Ferrovia Transnordestina como uma obra fundamental para a explora??o mineral no Piau?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES