Vale do Sambito participa da discussão do PPA

Vale do Sambito participa da discussão do PPA

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O F?rum de Desenvolvimento do Piau? realizado no munic?pio de Valen?a, Territ?rio do Vale do Sambito, nos dias 31 e 01/09, reuniu centenas de participantes nas diferentes oficinas para discutir a?es de desenvolvimento nos diferentes munic?pios e nas regi?es que comp?em o Estado.

Al?m de Valen?a, integram o Vale do Sambito mais 14 munic?pios: Prata do Piau?, S?o Miguel da Baixa Grande, Santa Cruz dos Milagres, S?o F?lix do Piau?, Elesb?o Veloso, Aroazes, Pimenteiras, Francin?polis, Novo Oriente do Piau?, Lagoa do S?tio, Barra D?Alc?ntara, V?rzea Grande, Inhuma e Ipiranga.

De acordo com Edilene Facundes, superintendente de Desenvolvimento da Secretaria de Planejamento, fazer essa discuss?o coletiva com os diferentes entes da sociedade dos munic?pios. ?S?o prefeitos, secret?rios municipais, representantes do governo, de conselhos, igrejas sindicatos, enfim, representantes da sociedade civil organizada, discutindo o que j? foi feito e sugerindo as a?es de governo a serem implementadas nos anos de 2008 a 2011 para o desenvolvimento do munic?pio e assim da regi?o?.

Ela complementa que a elabora??o do PPA (Plano Plurianual) a partir da constru??o coletiva ganha um sentido maior, na medida em que expressa o anseio da popula??o. ?O povo ? que sabe o que ? melhor para o munic?pio?.

Antonio Jos? Sousa, representante do sindicato dos trabalhadores rurais da cidade de Ipiranga do Piau?, disse que ? importante participar desse momento que ? o momento de cada munic?pio apresentar as suas reivindica?es para assim constarem no or?amento. ?Foi discutido que o que n?o est? previsto no plano (PPA) e nem no or?amento, n?o pode ser realizado. E essa ? uma chance da gente apontar o que ? importante para o munic?pio?.

Francisca de Sousa Costa, a Chiquinha de Valen?a, destacou que essa iniciativa do governo estadual de fazer essa discuss?o com a sociedade para definir, de forma coletiva, quais as a?es ser?o implementadas representa a cara de um governo democr?tico e participativo. ?Essa iniciativa ? in?dita. Poder discutir pol?ticas p?blicas, o que ? prioridade para os munic?pios do Vale do Sambito e l? na frente poder dizer que contribuiu para que aquela a??o fosse concretizada ? muito gratificante?. Outro participante que fez quest?o de estar presente participando das discuss?es foi Domiciano de Assis Ferreira da Silva, da cidade de Novo Oriente, que ressaltou a import?ncia da a??o do governo estadual de ouvir as pessoas dos diferentes munic?pios dizendo o que ? priorit?rio para que se tenha mais desenvolvimento.

Ao final das discuss?es em que se discutiu o que ? priorit?rio no munic?pio e o que pode ser contemplado no PPA, ? criada uma comiss?o provis?ria para integrar o Conselho Territorial, composta por integrantes da sociedade civil organizada, membros do poder p?blico estadual e municipal.

A fun??o dessa comiss?o ? auxiliar a secretaria de Planejamento (Seplan) na realiza??o de uma assembl?ia nos munic?pios para definir quem integrar? o conselho definitivo. A id?ia ? at? o primeiro trimestre de 2008 j? tenha o Conselho Territorial definido em cada um dos 11 territ?rios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES