“Vamos caçá-los e fazer pagarem”, diz Biden após ataques em Cabul

''Vamos resgatar os americanos. Vamos tirar nossos aliados afegãos. E nossa missão continuará'', disse o presidente dos EUA

Joe Biden durante pronunciamento | Jonathan Ernst/Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

"Não vamos perdoar. Não vamos esquecer. Vamos caçá-los para fazer vocês pagarem", afirmou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ao falar nesta quinta-feira (26) sobre os responsáveis pelas explosões que deixaram mais de 70 pessoas mortas no aeroporto internacional de Cabul, capital do Afeganistão.

Ele reafirmou a continuidade da missão de retirada de norte-americanos e civis afegãos aliados do país e disse que “esses terroristas do Estado Islâmico não vão vencer. Vamos resgatar os americanos. Vamos tirar nossos aliados afegãos. E nossa missão continuará. A América não será intimidada”.

“Também ordenei aos meus comandantes que desenvolvessem planos operacionais para atacar os principais ativos, liderança e instalações do EI”, acrescentou o presidente. “Responderemos com força e precisão no nosso tempo, no lugar que escolhermos, no momento de nossa escolha”.

“Eu instruí os militares em tudo que eles precisassem - se eles precisarem de força adicional, eu concederei”, garantiu.

Heróis

Biden ainda chamou de heróis os 12 militares que "deram suas vidas" para salvar pessoas em uma operação que já retirou mais de 100 mil do Afeganistão nos últimos 11 dias, e disse que eles são o que há de melhor nos EUA.

“Heróis que se envolveram em uma missão perigosa e altruísta para salvar a vida de outras pessoas”, disse o presidente.

Joe Biden fez pronunciamento após ataques em Cabul Foto: Foto: Jonathan Ernst/Reuters 

O Pentágono fala em "ataque complexo" e diz que há 12 militares americanos entre os mortos e ao menos 15 agentes feridos. Fontes do governo afegão dizem que ao menos 60 civis morreram e 140 ficaram feridos.

'Confiança' no Talibã

Questionado se confia no Talibã, com quem foi feito um acordo para garantir a segurança no aeroporto e a garantida da retirada dos estrangeiros do país até o dia 31, Biden afirmou que acredita que o grupo deve manter sua parte por uma questão de interesse próprio.

“Não é uma questão de confiança. É uma questão de interesse próprio mútuo", resumiu.

“Estamos apenas contando com seu interesse próprio para poder continuar suas atividades. E é do interesse deles que partamos quando dissemos e que retiremos o máximo de pessoas possível ”, disse ele. “Eles não são boas pessoas, o Talibã. Não estou sugerindo isso”, assegurou.

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) confirmou que o ataque ao aeroporto internacional de Cabul foi um atentado terrorista e o Talibã condenou o ataque desta quinta-feira. 

O braço afegão do Estado Islâmico (EI-K) assumiu a responsabilidade do ataque, segundo a agência vinculada ao grupo extremista, Amaq News. O EI-K é mais radical do que o Talibã e criticou o acordo de paz responsável pela retirada estrangeira do Afeganistão.

Atentado terrorista em Cabul Foto: Wakil Kohsar/AFP  

Ataques terroristas deixam mortos no aeroporto de Cabul Foto: Wakil Kohsar/AFP  




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES