Varíola dos macacos: OMS recomenda reduzir número de parceiros sexuais

Conselheiro da Organização Mundial da Saúde confirmou que varíola dos macacos já é considerada uma doença sexualmente transmissível

Varíola dos macacos: OMS recomenda reduzir número de parceiros sexuais | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu que os homens que fazem sexo com homens diminuam o número de parceiros sexuais e reconsiderem relações com novos parceiros para reduzir a transmissão da varíola dos macacos.

“A melhor maneira de fazer isso (interromper a transmissão) é reduzir o risco de exposição. Isso significa fazer escolhas seguras para você e para os outros”, disse Tedros durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (27/7).

Varíola dos macacos: OMS recomenda reduzir número de parceiros sexuais

O conselheiro da OMS em programas sobre o HIV, Andy Seale, afirmou que a varíola dos macacos já é considerada uma doença sexualmente transmissível, mas ainda não está classificada formalmente como tal. “No caso da varíola dos macacos, não podemos simplesmente recomendar o uso da camisinha porque envolve o contato de pele com a ferida também. Por isso estamos recomendando redução do contato próximo”, informou Seale.

Casos globais

Aproximadamente 18 mil casos de varíola dos macacos foram reportados em 78 países desde que o primeiro paciente foi identificado no Reino Unido, em maio deste ano. Mais de 70% dos casos ocorreram na Europa e 25%, nas Américas. O Brasil tem 813 casos confirmados, segundo os dados mais recentes do Ministério da Saúde.

Cerca de 10% dos registros globais de varíola dos macacos foram encaminhados para hospitais para tratamento dos sintomas e, até aqui, ocorreram cinco mortes em decorrência da doença. Os números fizeram com a OMS elevasse o nível de alerta da doença no último sábado (23/7).

De acordo com a OMS, 98% dos casos notificados até agora são de homens que fazem sexo com homens. Durante coletiva de imprensa, os diretores da resposta à doença lembraram que qualquer pessoa exposta ao vírus hMPXV – causador da varíola dos macacos – pode pegar a doença pelo contato próximo, com abraços e compartilhamento de objetos.

“Este é um surto que pode ser interrompido se os países, comunidades e indivíduos se informarem, levarem os riscos a sério e tomarem as medidas necessárias para interromper a transmissão e proteger os grupos vulneráveis”, disse Tedros.

Para reduzir o risco de contaminação, a OMS sugere:

  • Avaliação do próprio nível de risco;
  • Redução das situações de exposição, como aglomerações;
  • Para homens que fazem sexo com homens, redução do número de parceiros sexuais e reconsiderar o sexo com novos parceiros;
  • Pessoas vacinadas precisam continuar a se proteger e fazer escolhas segura após a administração das doses;
  • Procurar informações de fontes confiáveis, como agências de saúde.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES