Varíola dos macacos: Piauí tem 15 casos suspeitos em investigação; cidades!

Entre os 15 casos suspeitos, Amélia Costa destaca que há duas internações, sendo uma em Parnaíba e outra em Teresina.

p | p
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí tem 15 casos suspeitos de varíola dos macacos (monkeypox) em investigação até o momento. A informação foi anunciada nesta segunda-feira (08) pela Coordenadora de Epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde, Amélia Costa, que destacou que 20 casos da doença já foram notificados no Estado. 

Entre as notificações, 4 já foram descartados pela secretaria e 1 foi confirmado na última quinta-feira (04), no município de Batalha. A Coordenadora de Epidemiologia afirmou ainda que os casos estão concentrados na região Norte do Piauí e é preciso que as vigilâncias municipais fiquem em alerta.

Varíola dos macacos: Piauí tem que 15 casos suspeitos em investigação (Foto: Reprodução) 

“Então a gente observa que são 3 casos (suspeitos) em Parnaíba, 5 casos em Teresina, mas também temos casos em Esperantina, União, Cocal, Itaureira, Barras, Batalha. A gente observa que são municípios mais centrados na região Norte do Estado. Então é preciso que fiquem em alerta as vigilâncias por que a gente tem que fazer uma investigação muito criteriosa em relação a diagnosticar uma suspeita de monkeypox”, pontuou. 

Leia Mais

A varíola dos macacos está associada à transmissão por contato direto e, eventualmente, por via aérea. A doença causa sintomas semelhantes aos da varíola. Ela começa com febre, dor de cabeça, dores musculares, exaustão e inchaço dos linfonodos. Uma erupção geralmente se desenvolve de 1 a 3 dias após o início da febre, aparecendo pela primeira vez no rosto e se espalhando para outras partes do corpo, incluindo mãos e pés. Em alguns casos, pode ser fatal, embora seja tipicamente mais suave do que a varíola.

“Além do diagnóstico clínico, tem que fazer uma indicação laboratorial. Os casos só podem ser encerrados até o momento com o diagnóstico laboratorial”, completa. Entre os 15 casos suspeitos, Amélia Costa destaca que há duas internações, sendo uma em Parnaíba e outra em Teresina. 

 

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES