Vaso sanitário de ouro maciço é roubado de exposição inglesa

Obra do italiano Maurizio Cattelan, objeto que mantinha sua função original foi arrancado de sala no Palácio de Blenheim: assalto causou danos e inundações no lugar considerado como patrimônio mundial

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ladrões roubaram um vaso sanitário inteiramente produzido em ouro 18 quilates que fazia parte de uma exposição de arte no Palácio de Blenheim , em Oxfordshire, na Inglaterra, durante a madrugada deste sábado. Obra do artista italiano Maurizio Cattelan, o objeto intitulado "America" mantinha sua função original — no local, inclusive, os visitantes eram convidados a usá-la como peça de banheiro.

Segundo relatos da polícia à imprensa, o assalto causou danos e alagamentos graves ao lugar, já que a privada estava ligada ao encanamento do palácio. Anteriormente exposta no Museu Guggenheim, em Nova York, a obra ganhou fama em 2018, quando o presidente Donald Trump solicitou à instituição uma pintura de Van Gogh para decorar a Casa Branca. Em resposta, a diretora do museu não só negou o pedido como ofereceu, no lugar de um quadro do artista holandês, o tal vaso sanitário em ouro maciço.

Nesta manhã, o Palácio de Blenheim permanece fechado ao público. Incluído na lista do Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco, o local foi o berço do líder britânico Winston Churchill (1874-1965). Normalmente, os jardins e as instalações principais, datados do século XVIII, são abertos para a visitação. Um homem de 66 anos foi preso, suspeito de envolvimento no crime.

— Os criminosos invadiram o palácio durante a noite e deixaram o local às 4h50. Ninguém ficou ferido durante o roubo — afirmou o porta-voz da polícia local, o inspetor Jesse Milne. — Mas houve prejuízos significativos, porque a privada estava presa ao cano do edifício. Acreditamos que o grupo de criminosos usou pelo menos dois veículos durante o assalto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES