Vaticano diz que acusar Papa Bento VXI de esconder fatos é “falso e calunioso”

O Papa Bento XVI autorizou nos anos 80 um padre com antecedentes de pedofilia a realizar o trabalho pastoral

Papa | Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O promotor de Justiça da Congregação da Santa Sé para a Doutrina da Fé, o maltês Charles Scicluna, afirmou neste sábado que acusar o Papa Bento XVI de esconder fatos sobre os casos de pedofilia na Igreja Católica é "falso e calunioso".

Em entrevista publicada pelo jornal Avvenire, da Conferência Episcopal Italiana (CEI), citado pelo Vaticano em comunicado de imprensa, Scicluna aborda o escândalo citado na edição de sexta do jornal alemão Süddeutsche Zeitung.

"Só em 2001 o delito de pedofilia voltou a ser de nossa exclusiva competência. Desde então, o cardeal Ratzinger demonstrou sabedoria e firmeza na hora de tratar destes casos. Ele foi mais além, dando prova de grande valor e enfrentando algumas situações muito difíceis. Portanto, acusá-lo esconder fatos é falso e calunioso", disse.

O Papa Bento XVI autorizou nos anos 80 um padre com antecedentes de pedofilia a realizar o trabalho pastoral na cidade alemã de Munique. Na década em questão, Bento XVI foi arcebispo das cidades de Munique e Freising. O padre envolvido em casos de pedofilia já havia sido expulso do bispado de Essen (Alemanha) por causa disso.

O porta-voz do Arcebispado de Munique confirmou ontem, em declarações à edição digital do jornal Süddeutsche Zeitung, que "graves erros" foram cometidos nos anos e que a mudança de cidade do padre pedófilo foi feita "com a autorização do então arcebispo" - no caso, o atual pontífice.

No mesmo dia, o Vaticano esclareceu que o Papa Bento XVI não tem relação com o caso por meio de seu porta-voz, Federico Lombardi. Lombardi ressaltou que a arquidiocese de Munique-Freising já "explicou" os fatos em comunicado divulgado hoje, no qual diz que o então vigário geral da diocese alemã, Gerhard Gruber, assumiu "a plena responsabilidade" pelo ocorrido.

"Evidentemente o vigário não seguiu as indicações do então arcebispo Joseph Ratzinger, que tinha definido que o sacerdote não desenvolveria atividade pastoral alguma", disse Lombardi.

"Após a promulgação do Código de Direito Canônico de 1983, houve um período de incerteza acerca do elenco dos "delicta graviora" (delitos de gravidade) reservados à competência deste dicastério", afirmou Scicluna, em referência à Congregação para a Doutrina da Fé.

O maltês explica que, se um sacerdote é acusado, o bispo de sua diocese tem a obrigação de investigar e depois relatar à Congregação para a Doutrina da Fé, que recebeu diversos casos em 2003 e 2004. "Muitos vinham dos Estados Unidos e faziam referência ao passado. Nos últimos anos, graças a Deus, o fenômeno caiu muito", afirmou Scicluna.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES