Vaticano investiga padre bilionário que deixou uma filha

A fortuna do padre mexicano Marcial Maciel Degollado está avaliada em cerca de US$ 20 bilhões

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A fortuna do padre mexicano Marcial Maciel Degollado ? falecido em 30 de janeiro de 2008 aos 87 anos de idade ? está avaliada em cerca de US$ 20 bilhões.

Supracitado padre, em 2006 e por ato do papa Bento XVI, retirou-se em orações.

Para o papa Ratzinger, pelo que se infere, os pecados em vida do prelado Degollado recomendavam um recolhimento em penitenciário (local para penitência), para expiação dos pecados.

Ao sair de cena, o padre Degollado estava adoentado e com 86 anos de idade.

Parêntese: segundo a doutrina católica da Metanóia, pela compunção, feita em penitenciários, pode-se conseguir ?a mudança do coração e da alma?. Num penitenciário, consoante verbete de Enciclopédia Católica pesquisada por este blog Sem Fronteiras, de Terra Magazine, haverá sempre o ?desconforto? (simplicidade) necessário para se chegar à compunção, ao arrependimento.

Em 1987, o padre Degollado teve uma filha do relacionamento mantido com Norma Hilda Baños, esta nascida em Acapulco (México) e hoje com 48 anos de idade. Segundo Norma Hilda, o relacionamento com o padre começou quando ela era menor de idade.

O padre Degollado nunca deixou faltar nada para a filha, Norma, e para a mãe da menina, Norma Hilda.

Depois do nascimento de Norma, destinou a ambas uma invejável renda imobiliária, suficiente para pagar bons colégios, universidade etc. As duas Normas foram viver na Espanha, onde mantêm para morar dois luxuosos apartamentos, em Madri e Sevilha.

Pelas leis do Estado do Vaticano, uma filha de prelado tem direito a receber pensão alimentícia até a maioridade. Seguramente, Norma, que já é maior de idade, preferirá as leis laicas, que lhe assegurarão, comprovada a paternidade, toda a herança do padre Degollado.

Padre Marcial Maciel Degollado teve destacado papel na Igreja. Em 1941, ele fundou uma congregação religiosa chamada Legião de Cristo. Essa congregação, pela lei canônica, é de ?direito pontifício?. A missão da Legião é a de ?levar o Reino de Cristo para a sociedade?.

Para se ter idéia, a ordem Legião de Cristo, que é ultraconservadora, encontra-se estabelecida em 22 países. Conta com 800 sacerdotes e 2.500 seminaristas. Na congregação, estão inscritas 65 mil pessoas, que formam o corpo laico.

A ?vida secreta? do prelado está sob investigação vaticana desde 31 de março de 2009.

O bispo de Bilbao, Ricardo Blázquez, foi designado para fazer investigação na Espanha e isso implica contato com a filha Norma e a mãe Norma Hilda . Segundo vazamento publicado no jornal El Mundo, o encontro está agendado para este mês de outubro.

Até lá, o bispo Blázquez estará em diligências por oito países europeus. Talvez em levantamento sobre outras proles.

Norma Hilda, que se relacionou com o prelado e teve com ele uma filha, é orientada pelo advogado mexicano José Bonilla. Para o jornal El Mundo, o advogado Bonilla disse que ele e Norma Hilda estiveram com o então papa João Paulo II para falar sobre o caso.

PANO RÁPIDO. Poderá haver uma batalha judicial, entre Norma e a Igreja, pelo patrimônio deixado pelo padre Degollado. Os bens seriam da herdeira ou da congregação religiosa de direito canônico? Esta é a questão jurídica.

Por enquanto, o papa Bento XVI aguarda o fim da investigação eclesiástica.

O advogado Bonilla, conforme o ?andar da carruagem?, poderá postular, perante a Justiça laica, uma ação de investigação de paternidade. Caso isso ocorra, haverá necessidade de buscar o ?DNA? do prelado, para cotejo com o da filha, Norma.

Até agora, tudo se desenvolve sem ?barracos?.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES