Veja alguns desastres ambientais que já ocorreram no Brasil - 1963 – Incêndio Florestal no Paraná

Conheça alguns desastres ambientais que já ocorreram aqui no Brasil e você nem se lembra - 1963 – Incêndio Florestal no Paraná

Slide 1 de 11
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

1963 – Incêndio Florestal no Paraná

Uma série de incêndios florestais entre os meses de agosto e setembro de 1963 causou uma tragédia histórica, foram ao todos 110 pessoas mortas e 10% do território (128 cidades) do estado foi consumido pelas chamas, cerca de dois milhões de hectares foram completamente devastados, sendo 20 mil hectares de plantações, 500 mil de florestas nativas e 1,5 milhão de campos e matas secundárias. Além de perdas de vida humana, milhares de animais também foram mortos, entre animais silvestres e animais de criação.  Foi o pior incêndio registrado no Brasil e um dos maiores do mundo.

Antes dos incêndios, havia acontecido uma geada forte, e a vegetação estava muito seca, o que facilitou a propagação do fogo.

Em 14 de agosto de 1963 foram noticiados os primeiros focos de incêndios em Guaravera, Paiquerê e Ta­ma­rana, que eram distritos de Londrina. Mais tarde provocou a perda de pelo menos 15 milhões de araucárias. O relatório do governo estadual da época revelou que o município de Ortigueira teve 90% da área queimada. Mais de 70% das reservas florestais das Indústrias Klabin de Papel e Celulose, cultivadas em uma fazenda de Tibagi, se perderam. Só nesse local, 200 milhões de araucárias foram destruídas. A ajuda para combater o incêndio veio de outros estados, com o fornecimento de helicópteros e aviões. O fogo cessou naturalmente com a volta da chuva.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 11
SEÇÕES