Veja o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil em 2023

Para saber o dia em que irá receber o benefício, a família deve olhar o último dígito do NIS (Número de Identificação Social), impresso no cartão do titular

Veja o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil em 2023 | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

LUCIANA LAZARINI

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

O Ministério da Cidadania divulgou o calendário oficial de pagamentos do Auxílio Brasil em 2023, que voltará a se chamar Bolsa Família, marca criada pelo PT em 2003. As datas foram divulgadas pela Cidadania no último domingo (29).

Para saber o dia em que irá receber o benefício, a família deve olhar o último dígito do NIS (Número de Identificação Social), impresso no cartão do titular. Para cada número, há uma data de pagamento diferente.

Os primeiros pagamentos de 2023 serão feitos entre os dias 18 e 31 de janeiro. Se o NIS do titular termina com o número 1, em janeiro, por exemplo, os pagamentos começam no dia 18.

Os pagamentos são disponibilizados para saque ou crédito em conta bancária na sequência de 1 a zero, durante os últimos dez dias úteis de cada mês. A exceção é o mês de dezembro, quando todos os pagamentos ocorrem até o dia 22.

Veja o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil em 2023 - Foto: Agência Brasil

As parcelas mensais ficam disponíveis para saque somente por 120 dias após a data indicada no calendário, e as famílias podem conferir o extrato de pagamento na "Mensagem do governo federal", com o valor do benefício.

Segundo a Cidadania, as datas do calendário de 2023 também são válidas para o pagamento do Auxílio Gás, que é bimestral. O último benefício foi pago em dezembro para 5,95 milhões.

Como a Folha de S.Paulo mostrou, entretanto, uma recomendação do grupo técnico de transição do Desenvolvimento Social é a fusão do Bolsa Família com o Auxílio Gás. A equipe de Lula quer rediscutir o desenho e formular um novo Bolsa Família, priorizando o pagamento por pessoa. Hoje, é repassado um valor mínimo de R$ 600 por família, o que incentivou a divisão dos cadastros e propiciou a inclusão atípica de 3,7 milhões de famílias com um único integrante durante a gestão Bolsonaro.

COMO RECEBER

O valor pode ser sacado, com o Cartão do Cidadão, na agência da Caixa Econômica Federal ou em casas lotéricas. O dinheiro também pode ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem.

COMO TIRAR DÚVIDAS E FAZER DENÚNCIAS

Segundo o governo, a Caixa fará a distribuição dos cartazes e das filipetas (calendário de bolso) nos locais de pagamento -agências, lotéricas e correspondentes bancários (comércios com a marca Caixa Aqui).

O governo fornece três canais de atendimento. O número 121, do Ministério da Cidadania é a central para denúncias.

O número 111 é o canal de Atendimento ao Cidadão da Caixa Econômica Federal, e traz informações sobre o cartão e o saque do benefício.

Também é possível acompanhar as principais informações sobre o benefício pelo aplicativo oficial do Auxílio Brasil, da Caixa, disponível para download gratuito nas lojas virtuais.

COMO CONSULTAR O VALOR DO AUXÍLIO BRASIL PELO CAIXA TEM

Acesse o Caixa Tem no seu celular

- Informe CPF e senha de acesso

- Clique em "Não sou um robô"

- Selecione as imagens solicitadas e vá em "Verificar"

- Clique em "Continuar"

- Na página inicial, em cima, logo abaixo do seu nome, vá em "Mostrar saldo"

- Clique na seta abaixo para que apareça o detalhamento dos valores

- Se houver parcela do consignado (empréstimo com desconto direto no benefício), o valor será informado



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES