Veja o que funcionará neste fim de semana de lockdown parcial no Piauí

O decreto com medidas mais restritivas em relação ao funcionamento dos estabelecimentos comerciais foi assinado pelo governador Wellington Dias

Avenida Frei Serafim | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Seguem neste sábado (18) e domingo (18), as medidas restritivas adotadas pela Prefeitura de Teresina para o funcionamento das atividades econômicas nos finais de semana. As restrições foram implementadas através do Decreto 19.890 para aumentar os índices de isolamento social e reduzir a disseminação do coronavírus, um dos critérios para avançar na reabertura da cidade. No fim de semana, só podem funcionar apenas farmácias e drogarias; serviços de saúde; serviços de segurança e vigilância; serviços de delivery exclusivamente para alimentação pronta e situações comprovadas de urgências e emergências.

Avenida Frei Serafim, em Teresina - Foto: Reprodução

Essas medidas mais rígidas de isolamento social também serão aplicadas nos dias 24, 25 e 26 de julho, assim como aconteceu nos finais de semana anteriores. O decreto determina ainda que os serviços públicos como energia elétrica, saneamento básico, funerários, segurança pública, telecomunicações e radiodifusão, além de estabelecimentos que funcionam operando fornos, em turnos ininterruptos de 24h, estão autorizados a funcionar neste período, respeitando as determinações sanitárias para a contenção no novo coronavírus, inclusive, quanto aos atendimentos emergenciais.

A fiscalização das medidas é feita pela Guarda Civil Municipal e vigilância sanitária municipal, em articulação com os serviços de vigilância sanitária federal e estadual, e com o apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Secretaria de Transportes – SETRANS/PI. O descumprimento do decreto resulta em aplicação de multa, podendo evoluir para interdição total da atividade e cassação de alvará de localização e funcionamento.

As restrições nos fins de semana são uma forma de reforçar o isolamento social durante o processo de reabertura das atividades econômicas em Teresina. A segunda etapa da Fase 1 da retomada da economia iniciará na próxima segunda (20) com a volta das atividades ligadas aos setores de concessionárias, vendas de peças e automotivo, utilizando o sistema de delivery ou drive-thru. A duração de cada fase do plano de retorno dependerá também do cenário da Covid-19 na cidade.

Restrições no trânsito reduziram aglomerações

Após a primeira semana de interdições no Centro de Teresina, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) avalia como positiva a medida, que reduziu em 90% a circulação de veículos na área. O isolamento de algumas vias na região tem ajudado a conter aglomerações e evitar contaminação pela Covid-19. Desde a última segunda-feira (13), só tem acesso ao perímetro das ruas Desembargador Freitas, Paissandu, David Caldas e Avenida Maranhão, veículos permitidos pelo Decreto 19.908.

O diretor de operação e fiscalização da Strans, Jaime Oliveira, destaca que a redução de circulação de veículos dentro da área isolada tem sido significativa e que serão feitas adaptações conforme a abertura gradual do comércio. “O saldo dessa primeira semana é positivo, afinal, estamos conseguindo conter as aglomerações no Centro e o cenário é outro, se formos comparar as semanas anteriores. Contamos com a colaboração da população para que se desloque à área central somente em casos essenciais, para que sejam feitas adaptações durante a reabertura gradual do comércio”, enfatiza.

A circulação pelas ruas Desembargador Freitas, Paissandu, David Caldas e Avenida Maranhão é permitida, mas em alguns cruzamentos dessas vias os motoristas não podem fazer conversões para acessar a parte central da cidade.Os veículos sem permissão para circular no perímetro isolado podem optar pelas vias paralelas ou próximas às interdições. Para quem deseja ter acesso à Ponte da Amizade, as rotas pelas ruas Paissandu, Riachuelo e Senador Teodoro Pacheco permanecem normais. O decreto não aplica restrições à circulação de veículos por essas vias.

O gerente de operação e fiscalização da Strans, Denis Lima, esclarece que agentes da Strans estão acompanhando as interdições de perto e que fazem a fiscalização dessas vias das 6h às 18h, de segunda a sábado. “Quem desobedecer comete infração grave, com aplicação de multa de R$ 195,26 e cinco pontos no prontuário da CNH. Infelizmente, alguns condutores têm resistido e desrespeitado as recomendações, pegando acessos pela contramão de algumas vias, por exemplo. Mas estamos trabalhando para que tudo ocorra em ordem e sem transtornos aos motoristas”, ressalta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES