Vencedores do Prêmio Inclusão Social serão revelados na quinta

A solenidade acontece a partir das 20 horas, no Blue Tree.

O Prêmio Piauí de Inclusão Social, responsável por divulgar iniciativas que mudam a realidade de centenas de pessoas, com ações positivas, que estimulam o empreendedorismo, geração de emprego e renda, acesso a educação e ao mercado de trabalho e inclusão social, vai revelar na quinta-feira (26), os vencedores da 12ª edição do Prêmio. A solenidade acontece a partir das 20 horas, no Blue Tree Rio Poty Hotel, com transmissão ao vivo pela Rede Meio Norte de Comunicação.

A premiação celebra a união e o esforço de homens e mulheres para transformar o Piauí em um Estado ainda melhor. O campeonato do bem revelou ao longo de todo o ano de 2016 iniciativas que contribuem para o desenvolvimento piauiense, mediante práticas que incentivam a educação, o esporte e a geração de emprego e renda nas mais distintas regiões.

O Grupo de Comunicação Meio Norte (GMNC) realiza há 12 anos, em parceria com o Governo do Estado do Piauí, o prêmio, que é conferido a empresas, cooperativas e associações, empreendedores individuais, instituições governamentais e organizações não governamentais (ONGs) e divulgará os vencedores em cada categoria após avaliação de uma comissão julgadora formada por membros da Embrapa Meio Norte, Sesc, Sebrae, Sest, Ufpi e Uespi.

Na categoria ação individual, concorrem ao prêmio os projetos Escola de Música Dona Gal, Música Eficiente, Projeto Ritmo do Amanhã, Chandelly Kids, Escritório de Rua, Projeto Salve a Serra e Quartel General da Luta. Na categoria governamental foram destacados os trabalhos da Clínica de Microcefalia, Centro Social Urbano do Monte Castelo, Projeto Mulheres de Aço e de Flores, Cursos Profissionalizantes ADH, Universidade ao Alcance de Todos e Projeto de Geração de Emprego e Renda da Semdec.

Prêmio Piauí de Inclusão Social 2015 (Crédito: Meio Norte)
Prêmio Piauí de Inclusão Social (Crédito: Meio Norte)

No segmento ONG, disputam o prêmio a Fundação Raios de Luz, Protetores de Patinhas e Jovens Independente da Sta M da Codipi JISMAC. Na categoria associação estão a Escola de Badminton, Atendimento Odontológico Para Pessoas Especiais da ABDC, Fundação Garra, Biblioteca Sustentável - Grupo Lumens, Começar de Novo – Sinduscon, Projeto Irmã Dulce e Pelotão Mirim Servindo a Vida. Já entre as empresas estão entre as finalistas La Vertu, Projeto Amor Maior, DeVry FACID- Projeto de Inclusão Social da Pessoa Idosa e Grupo Carvalho – Projeto Proficiente.

O diretor de jornalismo do GMNC, José Osmando de Araújo, idealizador do prêmio, afirma que o Inclusão Social é uma iniciativa que destaca histórias de vitórias, de superação social e esforço para transformar a realidade ao redor do mundo em oportunidades iguais de trabalho, educação e direito para todos.

“Nós estamos fazendo a entrega dos prêmios da 12ª edição do Prêmio Piauí de Inclusão Social e daqui a 3 meses vamos iniciar a 13ª etapa, o que significa uma longevidade bastante interessante para um prêmio que tem caráter de expor iniciativas de pessoas que, ao longo da vida, realizam ações de inclusão, fraternidade e solidariedade, mas sobretudo desenvolvem uma prática de ousadia e determinação para transformar realidades”, disse.

Ao longo dos anos, a proposta do prêmio foi ampliada também para o campo de criação e construção do bem da população do Piauí e, por isso, passou-se a destacar as ações de capacidade de renovação e criação dos piauienses para poder espalhar e divulgar exemplos e modelos de solidariedade para que possam servir como elemento transformador na vida de milhares de pessoas.

Esse é um prêmio que surgiu inspirado na necessidade de se descobrir e mostrar exemplos de pessoas, organizações e instituições que realizem a tarefa de promover inclusão social, gerando emprego e renda e desenvolvendo as capacidades humanas e está consolidado como um espelho revelador das melhores ideias e ações que o Piauí possui, além de mostrar o quanto os piauienses são guerreiros e vocacionados para o trabalho e fraternidade.

Prêmio Piauí de Inclusão Social 2015 (Crédito: Meio Norte)
Prêmio Piauí de Inclusão Social (Crédito: Meio Norte)

“Temos uma história belíssima nesses 12 anos de execução, centenas e centenas de casos de pessoas, organizações, empresas e instituições que fazem a diferença e que estão modificando o cenário em que atuam. Então é uma responsabilidade muito grande executar esse prêmio, pois a cada ano aumenta a nossa preocupação em trazer sempre casos que sirvam de modelo e que estimulem também outras pessoas a realizar”, acrescentou.

Promoção do bem

O Prêmio Inclusão Piauí de Inclusão Social é um evento que se transformou no mais competente e abrangente radar de responsabilidade social do Estado, trazendo ao conhecimento da sociedade inúmeras histórias de promoção do bem em pequenas ou grandes empresas, instituições governamentais e não governamentais, cooperativas e empreendedores individuais que promovem o desenvolvimento socioeconômico, exibem o espírito ousado e inovador do piauiense e contribuem para fortalecer suas capacidades e reforçar sua independência.

Ao longo do ano foram produzidas 27 matérias publicadas no Jornal Meio Norte, Meio Norte Online e Portal Meionorte.com, assim como reportagens especiais na Rede Meio Norte, revelando modelos inovadores de geração de emprego e renda, de ações promotoras de inclusão social, de fortalecimento das capacidades individuais, passaportes essenciais para o desenvolvimento coletivo em Teresina e demais municípios do Piauí.

O objetivo foi dar visibilidade a cada projeto, iniciativa, cada ação que esteja fazendo a diferença na missão de tornar mais feliz o povo do Piauí e, igualmente, dar a todos a demonstração de que quem faz o bem e promove a elevação humana dos cidadãos merece ser mostrado e reconhecido. Além dos prêmios conferidos às 5 categorias fixadas no regulamento, também serão agraciadas, com Menção Honrosa, pessoas e instituições que sejam reconhecidas como executores permanentes de inclusão e de promoção humana.

Fonte: Waldelúcio Barbosa
logomarca do portal meionorte..com