Vender bebidas alcoólicas pode virar crime em Teresina

O ECA já prevê a venda de bebidas alcoólicas para menores como crime, mas a punição ainda é branda.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A venda ou fornecimento de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos poderá ser criminalizada nos próximos dias. A Comissão de Constituição e Justiça já aprovou, em segunda votação, esta semana, projeto que criminaliza a venda e fornecimento de bebida alcoólica para crianças e adolescentes. A matéria segue agora para avaliação da Câmara dos Deputados.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) já considera essa prática como crime e pune com base na Lei de Contravenção Penal, que é a legislação vigente. Mas ela aplica punições mais brandas aos infratores.

No entanto, os senadores estabeleceram, caso a lei seja aprovada, que os vendedores ou fornecedores de bebida alcoólica processados e condenados pela Justiça deverão cumprir pena de dois a quatro anos de detenção.

O projeto prevê multa de R$ 3 mil a R$ 10 mil aos estabelecimentos comerciais punidos e estes ficarão interditados até a efetivação do pagamento.

Para a presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Criança e Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Piauí (OAB-PI), Luzinete Lima, a lei trará além das implicações legais, também as implicações sociais.

?A implicação legal do projeto é que passa a ser crime não só a venda, mas a entrega, o fornecimento, mesmo que gratuito, de bebida alcoólica a criança e adolescente, logo haverá a aplicação de uma pena mais severa.

A implicação social é que, espera-se que com a medida, os estabelecimentos comerciais se sintam inibidos com a prática e haja uma diminuição no consumo de bebidas por parte da criança e do adolescente. Prática que, atualmente, começa cada vez mais cedo?, pontuou.

Luzinete afirma que o processo de fiscalização passará a ser mais rígido e deverá contar com o apoio de toda a população. ?A fiscalização será feita pelos órgãos de controle e órgão de proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente, mas nada impede que a sociedade, consciente de sua corresponsabilidade social, denuncie os estabelecimentos comerciais?, disse.

O conselheiro tutelar Itapuã Cavalcante afirma que essa prática já é passível de punição de acordo com o ECA e essa lei virá para somar. ?Acho salutar esse projeto. Tudo que vem para somar é muito positivo?, afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES