Ventania causa estragos em Teresina

As pancadas de chuva no sábado vieram acompanhadas de trovoadas, raios e rajadas de vento

Ventania derrubou muro e placa | Leo Vilari
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã do domingo (20), os teresinenses contabilizavam os prejuízos causados pela forte ventania e a chuva que caiu na noite do sábado (19). Os ventos atingiram velocidade de 57,6 Km por hora, registrados pela estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Árvores caíram em vias, parte de teto de lojas foram arrancados, dezenas de outdoors vieram abaixo e placas de iluminação não resistiram às rajadas de ventos. As pancadas de chuva, de curta duração e forte intensidade, previstas para acontecer até esta segunda-feira (21), vieram acompanhadas de trovoadas, raios e rajadas de vento.

A chuva, que caiu na cidade e durou cerca de meia-hora, tem uma causa. “Até o momento, por análise de imagem, observei que ela foi resultante do encontro de duas nuvens cumulonimbos sobre a cidade”, explica o professor e climatologista da UESPI, Werton Costa. Esse tipo de nuvem convectiva é a mais perigosa e produz chuva, granizo, raios, ventos e até tornados.

No bairro Parque Piauí, zona Sul, árvores caíram em meios a casas e ruas. O teto de uma autoescola foi arrancado e parte do letreiro da fachada de uma rede de farmácia foi levada pela ventania. Semáforos passaram por manutenção ainda na manhã do domingo.

Crédito: Leo Vilari

Testemunhas relataram que o tempo fechou rapidamente e uma chuva intensa e rápida trouxe ventos fortes que colocaram placas inteiras de lojas abaixo. A aposentada Eva Mendes buscou uma sorveteria na avenida para se abrigar.

“Foi uma tempestade e pedi aos santos para que acalmasse o tempo, corri para a sorveteria, quando a fachada da loja desabou. O susto foi grande, mas graças a Deus ninguém se machucou”, disse. No momento do incidente, de acordo com o gerente da loja que não quis se identificar, “ninguém estava debaixo dessa parte que caiu”.

A dona de casa Ana Cristina, 30 anos, contou o susto que tomou no momento do incidente. Ela se dirigia para casa quando a forte chuva começou. “No caminho, eu pedi para a minha filha e sua avó se protegerem em casa, inclusive tivemos a casa destelhada” conta.

Crédito: Leo Vilari

O muro de uma empresa de distribuição de gás no bairro Lourival Parente, na zona Sul de Teresina, desmoronou. No bairro Saci, também na zona Sul, árvores estavam no chão e o portão de uma residência no bairro Morada Nova foi derrubado pelo vento. Na zona Leste, árvores também foram danificadas e dezenas de outdoors estavam no chão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES