Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Ventos que transformam

Produtora de Energia Eólica implanta Centro de Educação em Ilha Grande para oferecer novas oportunidades a crianças e jovens da comunidade

Compartilhe
Google Whatsapp

As crianças saem correndo do ônibus escolar e entram alegres no Centro de Educação Janela para o Mundo, mantido pela empresa de produção de energia eólica Omega Energia, no povoado Labino, no município de Ilha Grande (343 km de Teresina), onde tem um parque de produção de energia gerada pelos ventos.

Lá, as crianças recebem reforço escolar e ajuda nos estudos e nas respostas aos seus deveres de casa no contraturno das escolas onde estudam o Ensino Fundamental. No Centro, porém, também são ministradas aulas para jovens e adultos. Aulas de inglês, de informática e de redação para os estudantes se prepararem melhor para a aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), um reforço para o acesso ao ensino superior.

A Omega Energia informou que o Centro de Educação Janela para o Mundo atende a 325 estudantes na complementação escolar, com a oferta de aulas de reforço, e oferece cursos de informática e de redação.

“Atendemos crianças, jovens e adultos. Oferecemos cursos profissionalizantes”, informa a empresa

A empresa mantém um Centro de Educação em Ilha Grande, no litoral do Piauí por ter responsabilidade social e engajamento com a comunidade. Há um propósito de empresa Omega Energia de fazer crescer os habitantes de Ilha Grande, garantir estudo, qualificação e, principalmente, autonomia.

Mayara Oliveira da Costa, coordenadora das atividades pedagógicas do Centro de Educação Janela para o Mundo, colhe os frutos desse projeto. Ela é moradora do Povoado Labino, estudou no colégio da comunidade, a Escola Municipal Maria de Lourdes Pinheiro Machado, estudou o Ensino Médio em Parnaíba e fez sua graduação em Ciências Biológicas. Todas as etapas da formação acadêmica aconteceram em escolas e universidades públicas, e com a criação do Centro, ela encontrou uma oportunidade de trabalho no lugar onde mora.

Quando o Centro de Educação Janela para o Mundo foi inaugurado, em 2017, Mayara Oliveira deixou seu currículo e foi convocada para ser professora do curso de Saúde, onde ministrava aulas de Agente de Saúde e Meio Ambiente

“Eu era professora e no ano passado fui convidada para ser da Equipe Omega. Como o meu curso de Ciências Biológicas é também uma licenciatura, me habilita para as funções de planejamento, de relacionamento com professores e com alunos. Eu amo isso aqui, porque tanto é importante para o meu currículo, para minha carreira profissional, como também é uma forma de eu, enquanto moradora, contribuir para a comunidade em que me criei, onde está a escola onde eu estudei. Hoje, eu estou contribuindo de alguma forma”, falou Mayara Oliveira.

Atividades para todas as idades

Mayara Oliveira detalha que o Centro de Educação construído pela Omega oferece apoio ao aprendizado voltado para as crianças; curso de Inglês para o público adolescente; e cursos de Libras, Redação, além de cursos para Recepcionistas de Meios de Hospedagem e na área Saúde.

“Para cada área, nós definimos o público. Temos desde crianças até adultos”, aponta.

Algumas atividades do Centro de Educação Janela para o Mundo começam às 7h, outras atividades ocorrem durante a noite, como o curso para recepcionistas.

“Durante o dia, os alunos das escolas próximas sentam no Centro de Educação, usam a nossa biblioteca, são nossos visitantes. Parte deles faz parte do nosso quadro de alunos do apoio pedagógico, são alunos do reforço escolar”, explicou Mayara Oliveira.

O reforço escolar atende a 90 crianças do Ensino Fundamental. Os alunos aprovam o apoio que recebem.

“Fazemos no Centro de Educação os nossos deveres de casa, temos acompanhamento de Português, Matemática, Ciências e outras disciplinas que estudamos no colégio. Esse reforço e o acompanhamento ajudam a todos nós nas aulas e a tirar melhores notas nas provas e na aprovação”, afirmam Marcos Vinícius e Antônio Ângelo, estudantes do Ensino Fundamental. 

Aulas de inglês abrem janelas para o mundo

Cinco turmas de inglês são voltadas para adolescentes do povoado Ladino, em Ilha Grande. A estudante Ana Clara do Nascimento Silva, de 14 anos, aluna do 8º ano do Ensino Fundamental, estuda inglês no Centro de Educação Janela para o Mundo. Ela disse que estuda pela manhã e à tarde, assiste às aulas de Inglês. Ela acha legal porque em vários lugares é preciso pagar pelo curso de Inglês e no Centro é gratuito.

“É uma grande oportunidade, porque o curso é de graça e ajuda no aprendizado. A gente estuda com computadores e recursos de mídia digital”, disse Ana Clara.

“Até agora eu estou fazendo o curso de Inglês, mas pretendo fazer outros cursos”, declarou a estudante Raquel Veras de Sousa, de 16 anos, que está no 9º ano do Ensino Fundamental.

“Estou estudando Inglês pensando em meu futuro”, assegurou Raquel Veras.

Larisse Amorim Neves, professora de Inglês do Centro de Educação Janela para o Mundo, afirmou que usa um mix de metodologia para o ensino da língua como abordagem comunicativa e o estudo da gramática.

“Fazemos uma junção, um mix de tecnologia para que os estudantes possam ter um melhor aproveitamento no final do ensino”, afirmou.

Larisse Amorim falou que os estudantes de Inglês são da comunidade Labino, que faz parte de uma região onde o turismo é bastante explorado, onde é importante saber a língua estrangeira.

Segundo Larisse Amorim, o ensino de Inglês ajuda os estudantes nas salas de aulas das escolas onde estudam. “São ótimos alunos”, define a professora de Inglês.


Omega bate meta de 1 GW de capacidade em 2019 

O ano de 2018 foi bastante movimentado para a Omega Energia, com expansão do portfólio de ativos de geração. No apagar das luzes de dezembro, a empresa anunciou a assinatura do acordo definitivo para adquirir 100% do Complexo Eólico Assuruá, no interior da Bahia. Para 2019, a companhia pretendia conquistar um sólido resultado operacional e concluir a integração dos ativos comprados recentemente, elevando a capacidade da empresa para 1.145 MW (1 GW). E, de fato, os planos da empresa se concretizaram. Presente em seis estados e tendo em seu portfólio 8 parques eólicos, 3 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e um complexo fotovoltaico, a Omega já atingiu a marca de 1GW de capacidade instalada.

“A Omega tem o objetivo de ampliar os seus negócios por meio da diversificação de portfólio de energias renováveis de modo geral, não desconsiderando o investimento em nenhuma fonte”, afirmou a diretora da Omega Energia, Andrea Sztajn, em entrevista concedida em janeiro de 2019 à Petronotícias.

A companhia acredita que pelo menos 70% da nova capacidade brasileira a ser instalada nos próximos 10 anos será de fontes renováveis. Além disso, prevê que a fonte solar pode atingir capacidade 5 vezes maior que a atual, em 2025.

Andrea Sztajn informou à Petronotícias, naquela ocasião, que a Omega Geração, listada no Novo Mercado da B3 em 2017, tem como atividade central investir e operar ativos de geração de energia renovável em estágio operacional. Portanto, ela está sempre atenta a oportunidades de mercado que tenham fundamento estratégico e técnico.  

No Piauí, Omega gera anualmente 754GWH

Instalada nos municípios de Parnaíba e Ilha Grande, a Omega opera no Piauí desde 2012 e gera anualmente 754GWH de energia com o funcionamento dos parques Delta 1 e Delta 2, que entraram em operação comercial em julho de 2014 e agosto de 2016, respectivamente.

Com um investimento inicial de R$ 900 milhões, o parque está situado em uma área total de 5.071 hectares com 69 aerogeradores, capazes de gerar 144,8 MW.   Aproveitando o grande potencial do estado para a geração de energia limpa e renovável, a Omega gerou 34 postos de trabalho na construção, sendo 21 destes ocupados por pessoas da própria região.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×