Vereador Luiz Lobão propõe criar hospital voltado para as mulheres

A entrevista foi concedida na Rádio Jornal Meio Norte.

Na manhã desta quarta-feira (05/04), o programa Banca de Sapateiro, comandado pelo jornalista Arimatea Carvalho, na Rádio Jornal Meio Norte (90,3 FM), recebeu o vereador Luiz Lobão (PMDB), que falou sobre a sua proposta de transformar o hospital da Santa Maria da Codipi em um hospital voltado para atendimento a mulher.

“A saúde é um tema complexo, temos recursos escassos no país e temos que otimizar melhor, fazer da melhor maneira para que funcione as coisas. Em relação a saúde da mulher, Teresina carece de um local onde se atenda de forma integral, em Teresina não temos um ponto de referência para a mulher, temos vários hospitais, mas são hospitais gerais. Nós temos problema na saúde da mulher que requer uma atenção especial, a mulher com sangramento, hemorragia, ela tem que procurar um especialista de imediato, que é um ginecologista. E em Teresina nós não temos local nenhum que faça atendimento ginecológico de urgência, ela vai ser atendida no HUT, na UPA, vai se encaminhar futuramente para um especialista e isso requer tempo”, declarou.

Image title

O vereador afirmou ainda que já está agendado com o prefeito sua conversa para dar continuidade a proposta. “Em relação aos hospitais de Teresina, o hospital da Santa Maria da Codipi (Mariano Castelo Branco) é um hospital novo, grande, que população tem muitas queixas ao atendimento, durante nossas andanças nós levamos o problema ao prefeito e ele foi sensível e se comprometeu conosco para que pudesse transformá-lo no hospital que pudesse atender as mulheres do município de Teresina. Está agendado com o prefeito para discutir justamente esse tema. Ontem foi tema de discussão na Câmara dos Vereadores, é de de consenso entre os vereadores que Teresina realmente precisa de um hospital que atenda as mulheres e estou aguardando a audiência com o prefeito”, disse.

“O que já existe de concreto é que em conversa com o deputado Heráclito Fortes e o deputado Rodrigo Martins é que foi determinado 500 mil através do Heraclito e 600 mil do Rodrigo para o hospital Mariano Castelo Branco nessa transformação, já está com planejamento da prefeitura. E eu estou sabendo que o deputado Assis Carvalho também alocou R$ 1 milhão para essa área especificamente lá para o centro que será criado o Lineu Araújo”, afirmou.

Em relação ao funcionamento normal do hospital Mariano Castelo Branco, o vereador também criticou. “É um hospital grande, novo, em uma grande região mas que tinha uma administração entre a prefeitura e a faculdade Novafapi, então a coisa não evoluiu bem. É um hospital que deixa muito a desejar no seu atendimento, eu tenho muitas queixas. É mais um dos motivos para que a gente volte a bater essa tecla de transformar o hospital em um hospital de referência para atendimento à mulher”, declarou.

Image title

Image title

Fonte: Mayara Dias
logomarca do portal meionorte..com