Vertedouro de Itaipu proporciona espetáculo das águas

Vertimento está previsto para esta segunda-feira, 3

| Arquivo / Itaipu Binacional
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de sete meses, a Itaipu voltou a abrir seu vertedouro. Até esta segunda-feira, 3, quem passar pela usina terá a oportunidade de ver um show de beleza, com o espetáculo das águas. No sábado, pela manhã, o vertimento passou de 1,3 mil metros cúbicos de água por segundo, equivalente ao volume médio anual das Cataratas do Iguaçu, que desde ontem (31) está com a vazão três vezes maior.

A última abertura do vertedouro havia ocorrido em 18 de novembro do ano passado. O vertimento, que começou aos dez minutos da madrugada deste sábado, deverá ocorrer de forma intermitente, ou seja, ocasionalmente. Quem tiver sorte e marcar uma visita neste final de semana aos atrativos da usina poderá assistir ao espetáculo. A abertura de uma das três calhas ocorre em função das chuvas no reservatório de Itaipu e na bacia do Rio Paraná.

É graças às chuvas que caem na região Sudeste, por sinal, que a bandeira tarifária das contas de energia, que em junho está amarela, passará a verde em julho, o que significa que não haverá cobrança adicional. A previsão é que as chuvas prossigam ao longo do mês, melhorando a situação dos reservatórios.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES