Viagem ao Brasil foi “destaque de 2007”, diz papa Bento 16

Viagem ao Brasil foi “destaque de 2007”, diz papa Bento 16

Viagem ao Brasil foi "destaque de 2007", diz papa Bento 16 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em audi?ncia na manh? desta sexta-feira, em Roma, o papa Bento 16 classificou como "inesquec?vel" a viagem que fez ao Brasil neste ano.

O encontro contou com a presen?a de cardeais, membros da C?ria Romana e representantes do governo da cidade do Vaticano.

Durante a reuni?o, agendada para os cumprimentos de Natal, Bento 16 reservou mais de 50% do seu discurso para falar dos dias em que esteve nas cidades de S?o Paulo e Aparecida, entre 9 e 13 de maio. Para o pont?fice, esse foi o primeiro evento de destaque no balan?o das realiza?es de 2007.

O papa relatou aos presentes alguns dos momentos da viagem que considerou culminantes, como o encontro com os jovens no est?dio do Pacaembu, onde todos "se reuniram com grande felicidade interior em uma experi?ncia viva de comunh?o", de acordo com Bento 16.

Segundo o pont?fice, ao contr?rio das manifesta?es de massa que servem somente para auto-afirma??o, o encontro "se transformou na for?a para aceitar a vida de um modo novo".

Frei Galv?o

Bento 16 tamb?m classificou como inesquec?vel o dia em que canonizou o Frei Galv?o, ao lado de bispos, sacerdotes, religiosos e fi?is laicos.

Para o pont?fice, o frei foi "um filho do Brasil, proclamado santo pela Igreja universal".

As horas que passou na Fazenda da Esperan?a, que abriga dependentes de drogas, tamb?m s?o lembradas com "particular vivacidade", segundo Bento 16.

"Ali, na Fazenda da Esperan?a, os confins do mundo s?o verdadeiramente superados e se abre um olhar para Deus, para a vastid?o da nossa vida", afirmou o papa.

"A todos que ali operam, dirijo meu sincero agradecimento, e a todos que ali buscam restabelecimento, a minha sincera b?n??o."

O papa ainda recordou o encontro com os bispos brasileiros na catedral de S?o Paulo. Para ele, a m?sica tocada naquele momento ? "inesquec?vel".

Segundo Bento 16, a experi?ncia da "colegialidade efetiva e afetiva" com o episcopado brasileiro ? uma prova da alegria do catolicismo.

Aparecida

No final do balan?o sobre a viagem ao Brasil, o pont?fice lembrou os momentos que passou em Aparecida e a Confer?ncia Geral dos Bispos da Am?rica Latina e do Caribe.

O pont?fice ressaltou que ficou particularmente "tocado pela pequena imagem de Nossa Senhora". "Mediante a f? e o amor dos pobres, foi formado em torno desta figura o grande santu?rio que, remetendo sempre ? pobreza de Deus, ? humildade da M?e, constitui dia-a-dia uma casa e um ref?gio para as pessoas que rezam e esperam", afirmou.

Durante a audi?ncia desta sexta-feira, Bento 16 tamb?m recordou a carta enviada em outubro por 138 l?deres religiosos mu?ulmanos, que apresentavam um pedido por paz no mundo.

O papa afirmou estar comprometido com a defesa dos valores rec?procos do di?logo e da colabora??o.

Bento 16 tamb?m lembrou a mensagem enviada aos bispos, presb?teros, pessoas consagradas e fi?is laicos da Igreja Cat?lica da Rep?blica Popular da China.

No documento, o pont?fice indicou a disponibilidade da Santa S? em dialogar com as autoridades civis para encontrar uma solu??o aos problemas da comunidade cat?lica no pa?s.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES