Viagens após o isolamento social

Pesquisa: ‘Intenção de viagem do piauiense após o isolamento social’.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O momento em que a sociedade está vivenciando, de isolamento social, também no Brasil e mais especificamente no Piauí, por conta da doença provocada pelo coronavírus- Covid-19, levou a Mestra em Gestão de Negócios Turísticos e professora da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Ana Angélica Costa, a elaborar uma pesquisa cujo título é: ‘Intenção de viagem do piauiense após o isolamento social’.

 A professora faz parte do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos em Turismo - NETUR, do Curso de Turismo da instituição, e conta que a pesquisa tem como intuito, contribuir com esse momento.

 “A pesquisa tem como objetivo conhecer a intenção de viagem dos piauienses, após o isolamento social. Sabemos que o lazer, através do turismo, também é uma necessidade de saúde para as pessoas que estão tanto tempo dentro de casa, sem contato com a vida cotidiana, especialmente em ambientes de lazer”, reitera a professora Ana Angélica.

 Ela disse ainda que a pesquisa junto à opinião pública surgiu devido à necessidade de, através do NETUR, contribuir com os gestores e empresários do turismo do Piauí, para que possam repensar seus produtos e serviços turísticos, pós isolamento social, e também pelo fato de que vai haver uma grande demanda em potencial, com intenções de viagem.

 “Com o resultado da pesquisa, poderemos mensurar o perfil e intenções das pessoas, em relação a viagens. A pesquisa foi pensada em âmbito estadual, para que possamos ter uma ação mais direcionada para a nossa realidade”, diz a turismóloga. Segundo ela, a pesquisa se refere principalmente aos piauienses, e por isso, se faz necessário um maior número de pessoas respondentes, para melhor análise estrutural da instituição.

 “Estaremos com o link da pesquisa aberto por pelo menos durante um mês, até atingirmos a marca de pelo menos mil participantes. O Curso de Turismo da UESPI, que vem realizando lives sobre o tema, para que possamos discutir sobre os impactos e como sairmos juntos desse “baque” que o turismo teve na economia mundial. O turismo é um dos setores que envolve diretamente, 52 setores da economia e teve muitos prejuízos ao longo desse período de isolamento”, comenta a professora.

 Ana Angélica diz ainda que o lazer é uma necessidade de saúde mental, que propicia maior interação com a natureza, a cultura e da pessoa consigo mesma. “Viajar a lazer ou por qualquer outro incentivo, movimenta também outras cadeias produtivas da economia, gerando riquezas, emprego e renda para pelo menos um, de cada dez postos de trabalho no mundo todo”, finaliza a professora.

Link - O link da pesquisa está disponível no Bio Instagram do @netur_uespi ou no @uespioficial. Lá também se poderá ter acesso mais informações sobre o NETUR e sobre ações do Curso de Turismo da Uespi.

Lindalva Miranda 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES