Vice assumirá prefeitura de Madeiro após assassinato do prefeito Zé Filho

Zé Filho foi velado e sepultado ontem (29) sob forte comoção, na presença de familiares, amigos e correligionários políticos.

ooo | oo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O vice-prefeito de Madeiro (181 km de Teresina), Pedro Filho (Progressistas), será empossado nesta quarta-feira (01) ao comando da cidade em solenidade na Câmara Municipal, substituindo o prefeito José de Ribamar Araújo Filho, assassinado a tiros na tarde do último domingo (28), enquanto assistia uma partida de futebol. Zé Filho foi velado e sepultado ontem (29) sob forte comoção, na presença de familiares, amigos e correligionários políticos.

Em entrevista ao Meionorte.com, o vereador Antônio Hilário, 1º Secretário da Câmara Municipal de Madeiro, explicou que a solenidade será aberta ao público e ocorrerá por volta das 9 horas da manhã desta quarta. 

“Acabei de me reunir com o presidente da Câmara e ficou definido para amanhã às 9 horas da manhã, onde iremos empossar o vice. A sessão será normal, aberta ao público. Já no sábado às 7 da manhã, iremos realizar na igreja católica Santa Teresinha, a missa de sétimo dia, com a presença confirmada do ministro Ciro Nogueira. Ele era evangélico, mas conversamos com a família e permitiram fazer essa homenagem”, informou. 

Vice assumirá prefeitura de Madeiro após assassinato do prefeito Zé Filho (Foto: Redes Sociais)

Em nota de pesar em suas redes sociais, o vice-prefeito lamentou a morte de Zé Filho e deixou uma mensagem de conforto aos familiares. 

“É com imensa dor que me despeço desse grande amigo, compadre, líder político, um homem estimado que sempre teve coragem e garra para lutar pelos seus ideias, nunca estamos preparados para nos despedir de alguém que fez parte da nossa história, que nos ensinou tanto, parece que estamos vivendo um pesadelo e vamos acordar a qualquer momento. Pude ver o quanto você lutava por seus sonhos e os sonhos de todos ao seu redor, que Deus lhe receba de braços abertos meu irmão, não consigo expressar em palavras a tamanha dor neste momento. Saudade eterna ”, escreveu.

Vice assumirá prefeitura de Madeiro após assassinato do prefeito Zé Filho (Foto: Redes Sociais)

Comoção marca velório e sepultamento do prefeito

Entre familiares, admiradores e moradores da cidade, centenas de pessoas acompanharam o cortejo do corpo do prefeito Zé Filho na noite de ontem, pelas ruas do município até o cemitério, prestando suas últimas homenagens. A Polícia Militar do município acompanhou e deu apoio durante todo o trajeto. O sepultamento estava previsto para iniciar às 18 horas, mas a família decidiu aguardar a chegada de outros familiares que estavam se dirigindo para o município.

- Políticos do Piauí lamentam assassinato do prefeito Zé Filho, de Madeiro

- Relembre os políticos do Piauí que morreram durante o mandato

O prefeito foi assassinado no fim da tarde deste domingo (28), quando estava em um campo de futebol no município. A assessoria de comunicação do prefeito informou que Zé Filho chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para Hospital Estadual Gerson Castelo Branco, no município de Luzilândia, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Já sofria ameaças de morte

O tio e assessor do prefeito José de Ribamar Araújo Filho (PP), conhecido como Zé Filho, que foi morto a tiros na tarde de domingo (28), Francisco Liarte, mais conhecido como Chiquinho Liarte,  compareceu na manhã desta segunda-feira (29), na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), para acompanhar as investigações do assassinato e concedeu entrevista para Rede Meio Norte.

De acordo com o ex-vereador de Madeiro, o principal suspeito de ter cometido o crime é afilhado da vítima, um jovem identificado como Felipe Anderson, de 25 anos, que  já teria, inclusive, ameaçado o prefeito de morte, devido a questões ligadas à política. O rapaz fugiu após o crime e ainda não foi localizado.

Chiquinho Liate afirma que Zé Filho era ameaçado pelo suspeito do crime - Foto: Matheus Oliveira/Portal MN

“Existia sim ameaça anteriores por parte do Felipe nesse sentido, mas a gente nunca imaginava que chegasse a esse ponto que chegou. Nem o próprio Zé Filho acreditava que isso fosse acontecer. Um dos motivos foi o rompimento político, não estou aqui para julgar e nem acusar ninguém, estou dizendo que foi isso que aconteceu. A nossa intenção é que o assassino seja pego o mais rápido possível e que vá pagar na Justiça o crime que ele cometeu”, declarou.

O pai do suspeito, que era primo de Zé Filho e morreu em 2020 vítima de Covid, fazia parte da gestão anterior à frente da prefeitura e teria sido retirado da administração assim que o atual gestor  assumiu.  “A informação que eu sei é que o assassino já estava no campo e na saída do jogo, quando o Zé Filho chegou na porta do carro já se depara com o Felipe atirando nele, então não foi um crime passional, foi  premeditado”, declarou Chiquinho Liarte.

A Polícia Militar realiza buscas com o objetivo de localizar o autor do crime. José de Ribamar Araújo Filho, tinha 43 anos, nasceu em  1º de outubro de 1978. Ele era motorista, quando foi eleito para vereador em 2014. Em 2020 foi eleito pela primeira vez para o cargo de prefeito após conseguir 62,10% dos votos. O vice é Pedro Filho, do PP, que tem 36 anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES