Vícios no celular causam riscos à vida: saiba como evitar acidentes

O uso excessivo do aparelho é um sinal do desequilíbrio da relação do usuário e a tecnologia.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Bem antes da pandemia do novo coronavírus chegar, o celular já era indispensável na rotina de muita gente. Agora, mais do que nunca, o aparelho ocupou mais espaço no dia a dia de todos, seja por conta do trabalho remoto ou para aproximar familiares e amigos através de ligações, mensagens de textos e chamadas de vídeo. O uso excessivo do aparelho é um sinal do desequilíbrio da relação do usuário e a tecnologia. Por isso, neste momento de isolamento social alertamos sobre os cuidados de conservação do celular e, principalmente, da segurança das pessoas.

De acordo com o engenheiro eletricista da Equatorial Piauí, Abraão Menezes, o celular, como qualquer aparelho elétrico, precisa de alguns cuidados ao ser manuseado. “A maioria dos acidentes envolvendo celular que resultaram em danos a integridade física e até mesmo óbito, ocorreram durante o uso do aparelho enquanto estava diretamente conectado à tomada sendo alimentado pela rede elétrica, normalmente para carregamento da bateria. Deve-se evitar o uso do celular enquanto ele estiver carregando, principalmente se estiver chovendo”, ressalta o especialista.

Confira outras dicas de segurança:

1. Em hipótese alguma fazer a higienização do celular com álcool enquanto o aparelho estiver conectado à rede de energia porque a substância é extremamente volátil e inflamável;

2. Retirar o carregador da tomada sem que esteja conectado ao celular. Deixar o carregador conectado causa depreciação do equipamento e riscos para crianças e animas domésticos de colocar o plugue na boca, quebrar o cabo e sofrer a descarga elétrica;

3. Não usar carregadores “piratas”. Os carregadores originais do fabricante são homologados e seguros;

4. Não deixar o celular carregando sobre a cama ou sofá. Caso haja um superaquecimento do aparelho, o tecido desses locais será um material inflamável para propagação de um possível incêndio.

5. Não deixar o celular carregando a noite toda, pois ao atingir os 100% de carga e, conectado à tomada, o aparelho poderá superaquecer, explodir e incendiar o imóvel enquanto a pessoa dorme.

6. Não carregar a bateria e usar o celular em ambientes úmidos, como o banheiro e a pia da cozinha. Essa pratica é a oportunidade perfeita para o choque elétrico.

Além dos riscos de acidentes, alguns vícios relacionados ao uso do celular também provocam um aumento no consumo de energia elétrica. Alguns desses vícios mais comuns é deixar o aparelho “dormindo na tomada”, ou seja, carregando a noite toda e, deixar os carregadores conectados sem o aparelho. Essas ações podem ser responsáveis pelo aumento de 10% ou mais do custo da fatura mensal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES