Vida com dislexia: 5 curiosidades sobre o transtorno de aprendizagem

A dislexia é uma condição neurobiológica hereditária

A dislexia é uma condição neurobiológica hereditária | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A dislexia é considerada um transtorno específico de aprendizagem que afeta as habilidades básicas de leitura e escrita. "A identificação é feita normalmente quando a criança inicia o processo de alfabetização na escola. É neste momento que podem ser identificadas aquelas que não conseguem acompanhar o ritmo dos outros alunos", explica Juliana Amorina, diretora-presidente do Instituto ABCD, organização sem fins lucrativos que trabalha desde 2009 para melhorar a vida de pessoas com dislexia.

Veja 5 curiosidades listadas pelo instituto, que disponibiliza em seu site uma série de materiais e informações sobre o transtorno, além de um aplicativo gratuito de reforço escolar.

1 - A dislexia acontece em um continuum. A manifestação e a intensidade dos sintomas variam em cada pessoa.

2 - A dislexia é uma condição neurobiológica hereditária. Entre 1/3 e 1/2 das crianças com dislexia têm um parente disléxico, mas que nem sempre é diagnosticado.

3 - Crianças com dislexia que praticam mais a associação entre sons e letras apresentam menos problemas de leituras nos anos seguintes.

4 - Os sinais da dislexia podem aparecer antes do período de alfabetização, como a dificuldade para nomear números e cores ou atraso para começar a falar.

5 - Há diferentes graus de dislexia, normalmente descritos com leve, moderada e severa. O grau de dislexia é geralmente categorizado baseado na severidade das dificuldades apresentadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES