Vida saudável é aliada na prevenção contra o câncer de mama

Nutricionista lista 10 alimentos para incluir no cardápio que podem ajudar a evitar a doença

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estilo de vida saudável traz muitos benefícios para as pessoas, e isso ninguém pode negar. Seguir uma alimentação equilibrada e fazer exercícios frequentes, além de deixar a sensação de bem-estar, auxilia no funcionamento do organismo e ajuda a evitar algumas doenças. Segundo pesquisas recentes do IBGE, o câncer já é a segunda doença que mais acomete os brasileiros, atrás somente da obesidade. O de mama é o segundo tipo mais recorrente e prevenir é fundamental, dentre algumas maneiras, a nutrição ganha papel de destaque.

Ter uma dieta equilibrada, composta por alimentos nutritivos e rico em vitaminas, é essencial em qualquer fase da vida. Porém o que poucos sabem é que alguns desses ingredientes são indispensáveis na prevenção de doenças graves, como o próprio câncer de mama. Conhecidos como funcionais, eles fornecem nutrientes importantes para a manutenção da saúde e, quando associados com práticas regulares de exercício, reduzem os riscos de desenvolver células cancerígenas.

A nutricionista  ressalva a importância de ingerir frutas, verduras e legumes, que contribuem para a manutenção do peso e fornecem fibras, vitaminas e minerais. “Além disso, os diversos fitoquímicos presentes atuam no combate aos radicais livres, protegendo o DNA”, pontua a especialista.

Com uma variedade tão grande no mercado, a nutricionista lista 10 alimentos que podem ajudar o organismo a se prevenir contra o câncer:

Cenoura, abobora e damasco: importantes fontes de betacaroteno, que atuam na proteção do DNA e evitam a oxidação, além de combater os radicas livres.

 Especiarias: açafrão, salsa, curry, manjericão, orégano, pimenta preta e açafrão são fontes ricas de antioxidante que possuem efeito anti-inflamatório.

 Tomate, Morango e Melancia: aumentam as defesas do organismo e protegem as células contra os radicais-livres graças a grande quantidade de licopeno.

 Soja: rico em fitoestrogênio, nutriente responsável por combater o desenvolvimento de células cancerígenas.

 Frutas vermelhas: a antocianinas presentes na fruta desestimulam o surgimento de células pré-malignas. Podem ser encontradas no morango e na framboesa, por exemplo.

 Chá verde: composto por antioxidantes, como a catequina, que ajudam a evitar o surgimento de doenças celulares.

Uva: com flavonoides que ajudam a inibir o surgimento de células malignas no corpo.

 Linhaça: previne a doença através da lignana, nutriente com ação antioxidante.

 Abóbora: provê nutrientes como carotenoide, importantes para diminuir os radicais livres.

 Castanhas: assim como o azeite de oliva e o abacate, são ricas em gorduras benéficas que retardam o envelhecimento das células.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES