mais

Vídeo de truculência policial a ciclista em Goiás gera revolta nas redes

Um cliclista negro aparece fazendo manobras com sua bicicleta quando é abordado por dois policiais militares armados

Uma abordagem policial na Cidade Ocidental, em Goiás, causou revolta nas redes sociais. Um cliclista negro aparece fazendo manobras com sua bicicleta quando é abordado por dois policiais militares armados. O caso tem sido interpretado como de racismo.

O jovem, identificado por Filipe Ferreira, filmava suas manobras quando foi abordado de forma violenta. Ferreira é youtuber e tem 23,4 mil inscritos em seu canal de mountain bike.

Policiais apontam a arma para Filipe. "Esse é o procedimento! Coloca a mão na cabeça!", indagou aos berros o policial militar, que ainda não foi identificado.  "Isso aqui é uma abordagem, se você não obedecer, você vai preso. Eu tô te dando uma ordem legal. Obecece [xingamento], estou dando uma ordem simples a você", continuou ele.

A Polícia Militar do Estado de Goiás informou que o fato está sendo investigado. Caso seja comprovado qualquer tipo de excesso, as providências legais serão tomadas, disse a corporação. A Secretaria de Segurança Pública de Goiás não divulga dados de letalidade policial.

Em entrevista à TV Anhanguera, Filipe Ferreira contou que trabalha como eletricista, mas estava filmando o vídeo para um canal que tem no YouTube em seu momento de folga. 

O jovem disse ainda que a gravação foi feita na manhã da última sexta-feira e que, depois da abordagem, teve que assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por desobediência. À Globo News, Ferreira disse que não chegou a ser levado para a delegacia. Ele assinou um termo se comprometendo a comparecer em juízo e foi liberado. 

O Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) divulgou uma nota em seu site, onde “instaurou um procedimento para apuração dos fatos por meio de uma das promotorias de Cidade Ocidental que têm atribuição para atuar no controle externo da atividade policial”.

Até este domingo (30), o vídeo ganhou milhares de compartilhamentos. Nos comentários, há diversas pessoas que criticam a abordagem violenta ao jovem negro.


Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail