Vídeo de truculência policial a ciclista em Goiás gera revolta nas redes

Um cliclista negro aparece fazendo manobras com sua bicicleta quando é abordado por dois policiais militares armados

jovem negro | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma abordagem policial na Cidade Ocidental, em Goiás, causou revolta nas redes sociais. Um cliclista negro aparece fazendo manobras com sua bicicleta quando é abordado por dois policiais militares armados. O caso tem sido interpretado como de racismo.

O jovem, identificado por Filipe Ferreira, filmava suas manobras quando foi abordado de forma violenta. Ferreira é youtuber e tem 23,4 mil inscritos em seu canal de mountain bike.

Policiais apontam a arma para Filipe. "Esse é o procedimento! Coloca a mão na cabeça!", indagou aos berros o policial militar, que ainda não foi identificado.  "Isso aqui é uma abordagem, se você não obedecer, você vai preso. Eu tô te dando uma ordem legal. Obecece [xingamento], estou dando uma ordem simples a você", continuou ele.

A Polícia Militar do Estado de Goiás informou que o fato está sendo investigado. Caso seja comprovado qualquer tipo de excesso, as providências legais serão tomadas, disse a corporação. A Secretaria de Segurança Pública de Goiás não divulga dados de letalidade policial.

Em entrevista à TV Anhanguera, Filipe Ferreira contou que trabalha como eletricista, mas estava filmando o vídeo para um canal que tem no YouTube em seu momento de folga. 

O jovem disse ainda que a gravação foi feita na manhã da última sexta-feira e que, depois da abordagem, teve que assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por desobediência. À Globo News, Ferreira disse que não chegou a ser levado para a delegacia. Ele assinou um termo se comprometendo a comparecer em juízo e foi liberado. 

O Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) divulgou uma nota em seu site, onde “instaurou um procedimento para apuração dos fatos por meio de uma das promotorias de Cidade Ocidental que têm atribuição para atuar no controle externo da atividade policial”.

Até este domingo (30), o vídeo ganhou milhares de compartilhamentos. Nos comentários, há diversas pessoas que criticam a abordagem violenta ao jovem negro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES