Vídeo mostra mulher pilotando moto com bebê preso nas costas no RN

O bebê supostamente preso a um carregador do tipo \“canguru\”

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se você pensa que já viu de tudo nesta vida, certamente está enganado. A cena dessa mulher transportando um bebê, supostamente preso a um carregador do tipo "canguru" pelas avenidas movimentadas da zona norte de Natal (RN), sob sol quente, está chocando os moradores do local. 

O flagra, no mínimo irresponsável, foi feito por um motorista que vinha atrás da moto e registrou tudo com o celular. O vídeo foi compartilhado nas redes sociais. De acordo com a reportagem do portal OP9, que integra o maior grupo de comunicação do Nordeste, o inspetor chefe de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), Carlos Eugênio, verificou as imagens e confirmou que as ruas são na Zona Norte da cidade.

Ele informou que há várias irregularidades cometidas pela condutora: “Ela está transportando um bebê em veículo ciclomotor, que não é permitido, com total falta de segurança”, explicou. Segundo o especialista, a idade mínima que uma criança deve ter para ser transportada com segurança é 7 anos. Para completar o ciclo de irresponsabilidade, o veículo em questão não é emplacado.

Se fosse pega em flagrante, a motociclista teria o veículo retido e recolhido para o pátio do Detran e só seria liberado quando fosse emplacado. Após emplacado, o veículo seria recolhido, juntamente com a carteira de habilitação da condutora.

A penalidades para a infração, segundo o inspetor ouvido, seria de 7 pontos na carteira e multa de R$ 293,47. “A orientação é ter cuidado e zelo pela vida. Ela colocou em risco não só a vida dela, mas principalmente a da criança. Numa queda, sem capacete e totalmente sem segurança, quem vai sofrer as consequências maiores é o bebê”, disse.

Transporte de crianças em motocicletas

Segundo últimos dados da ONG Criança Segura, em 2015, 3.375 crianças foram internadas por causa de acidentes de moto. O coordenador do Observatório Paulista de Trânsito do Detran.SP, José Antonio Oka, alerta que as medidas de segurança ao transportar crianças devem ser tomadas em percursos de qualquer distância. “Às vezes, quando o trajeto é curto, o adulto relaxa e acredita que não precisa tomar todas as precauções”, afirma. “Mas isso é um grande erro. Acidentes graves acontecem nesse tipo de situação”.

Ele dá algumas dicas para transportar as crianças com segurança nas motos em qualquer ocasião:

* Preocupe-se com a vestimenta das crianças. Para andar de moto é importante que elas estejam com roupas que possam proteger a pele em caso de queda, então aposte em tênis, calça jeans e jaqueta de tecido grosso. Luvas de couro são uma boa opção para proteger as mãos.

* De acordo com a lei, crianças menores de 7 anos não podem andar de moto. Porém, o mais importante é observar se o pequeno é capaz de cuidar da própria segurança. Verifique, por exemplo, se tem altura o suficiente para apoiar os pés nas pedaleiras.

* Oriente a criança a se segurar no corpo do piloto com firmeza e não nos ferros da garupa. Isso facilita as manobras, principalmente nas curvas.

* Escolha um capacete do tamanho da criança e prefira modelos fechados, que oferecem proteção também para a mandíbula.

* Em hipótese alguma, transporte mais de uma criança na motocicleta. Essa atitude aumenta muito a dificuldade de fazer manobras e frenagens, pois o veículo é projetado para apenas um passageiro.

Abaixo o vídeo que flagrou a condutora. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES