Vídeo mostra PM quebrando braço de dirigente do PT em Atibaia

Advogado diz que foi agredido por apoiadores de Bolsonaro no Carnaval e acabou sendo detido; PMs foram afastados

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O advogado Geovani Doratiotto, 29, foi agredido e teve o braço quebrado em uma ação de policiais dentro da delegacia central de Atibaia na tarde deste domingo (3). Gravadas por sua namorada, as imagens foram encaminhadas à Ouvidoria das Polícias do Estado de São Paulo.

Doratiotto é presidente do PT de Atibaia e usava uma camiseta “Lula livre” quando foi cercado por um grupo de opositores no centro da cidade. Ele foi agredido duas vezes e levado algemado para a delegacia. 

Segundo seu relato, tudo começou por volta das 15h, na folia dos Bonecões de Atibaia. "Estávamos fazendo uma campanha contra o assédio no Carnaval, quando um grupo começou a nos provocar, a mim especialmente, por estar com a camiseta do Lula livre", relata Geovani.

O advogado –que teve o úmero fraturado e perdeu temporariamente parte dos movimentos da mão esquerda– diz ter sido chamado de satanás por estar usando a camiseta.

"A princípio a gente não se importou com isso. Nosso objetivo lá não era fazer uma contraposição ao Bolsonaro. Mas, sim, alertar contra o assédio no Carnaval”, diz ele.

Por volta das 16h, após a panfletagem contra o assédio, o advogado se afastou dos amigos para ir ao banheiro acompanhado pela namorada. Na saída, ele foi abordado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Autora do vídeo, a namorada de Geovani, Phamella Dal Bello, relatou nas redes sociais o início das agressões sofridas pelo advogado.

Policial quebra parte do braço de Geovani - Reprodução Internet

“Quando viramos para ir embora, um deles deu um murro no olho do Geovani e os outros pularam em cima dele, da maneira mais covarde, segurando o cabelo dele pressionando o rosto contra o chão, chutes na cabeça e nas costelas, dois seguravam e outros batiam”, publicou ela.

Geovani conta ter sido retirado do local por agentes da guarda municipal e orientado pela prefeitura a prestar queixa na delegacia —após atendimento na Santa Casa. Ele diz que, na chegada ao hospital, voltou a ser cercado e confrontado pelo mesmo grupo que o atacara.

“Levei um soco. Um PM me arrastou para dentro da recepção (do hospital)”.

Geovani foi, então, imobilizado com duas algemas e levado, em camburão, para a delegacia. Ao chegar ao DP, ele foi levado para a parte interna da delegacia, enquanto, segundo seu relato, os agressores ficaram do lado de fora.

Identificando-se com advogado, Geovani questionou o uso das algemas. Segundo ele, um policial respondeu que aquilo ainda era pouco.

Ao ouvir a resposta, a namorada de Geovani começou a gravar as cenas. Diante de policiais e funcionários da delegacia, o advogado, que erguia os braços, foi imobilizado por três homens, sendo dois PMs fardados.

Enquanto um o imobilizava, outro torceu o seu braço, provocando um estalo alto —que pode ser ouvido no vídeo.

O advogado foi encarcerado e conta que, enquanto queixava-se de dores no braço, ouvia dos policiais ameaças de que o outro também seria quebrado.

O advogado foi conduzido por policiais civis ao hospital. Mas,  no início da madrugada desta segunda-feira (4), os PMs que o agrediram foram ao hospital para levá-lo de volta à delegacia.

INVESTIGAÇÃO

Segundo Geovani, os PMs exigiram que os médicos apresentassem seus registros profissionais e reproduziram, em WhatsApp, imagens das radiografias. Por volta das 2h30 desta segunda, o advogado foi liberado mediante pagamento de fiança de R$ 1.000.

Além da Corregedoria da PM, a assessoria jurídica do PT acionou o Ministério Público. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) também foi procurada. 

“As imagens falam por si”, diz o advogado Cleiton Coutinho, um dos autores da representação.

O Ouvidor da Polícia, Benedito Mariano, disse que solicitou ao corregedor-geral da PM, coronel Marcelino Fernandes, que ele envie a investigação do caso para São Paulo.

Ainda segundo Mariano, a vítima foi convidada a depor na Ouvidoria na próxima quarta (6) e os PM envolvidos na ocorrência "foram afastados da atividade de rua até a conclusão das investigações"

"Além da agressão, vamos analisar a motivação da agressão. Se foi por motivo político é grave. Policiais não podem se envolver em questões políticas na atividade de rua. Vamos ouvir a vítima na quarta-feira", disse o ouvidor à Folha.

O PT notificou a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão e o Ministério Público de São Paulo pedindo providências. Em carta enviada ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o partido pede instauração de procedimento administrativo e inquérito policial, além da identificação dos policiais envolvidos.

OUTRO LADO

Em nota, a Polícia Militar informou que os procedimentos adotados na ocorrência em Atibaia serão "através de Inquérito Policial Militar."

Ainda segundo a PM, a imobilização Doratiotto no interior da delegacia ocorreu durante a apresentação de uma ocorrência em que o delegado de plantão solicitou ajuda dos PMs para condução do advogado à carceragem, "devido as suas ações de desacato, desobediência e resistência".

Ainda segunda a nota da PM, foi " necessária a aplicação da técnica de defesa pessoal para imobilizar (chave tática) e conduzir o indivíduo até a referida cela".

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo confirmou que os agentes envolvidos na ocorrência foram afastados das suas funções até a conclusão do IPM, "instaurado para apurar a conduta dos mesmos".

Diz, ainda, que o advogado foi levado à delegacia após agredir pessoas, na noite de domingo (3), em uma praça de Atibaia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES