Vigilância Sanitária alerta para o uso correto de medicamentos

Clique e veja seis dicas para o uso adequado de medicamentos.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O controle do uso abusivo de medicamentos, sem orientação médica, é uma preocupação da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa), órgão da Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi). Nesse sentido, a Vigilância Sanitária está atenta para o cuidado com a saúde da população e dá dicas de como manusear e utilizar os medicamentos corretamente, bem como estimular a população para que seja um Cidadão Vigilante.

Conheça seis dicas para o uso adequado de medicamentos, para você e sua família. As dicas são dadas pela farmacêutica Wanieire Veloso:

1. O usuário deve observar se o estabelecimento no qual está adquirindo o medicamento possui licenciamento dos órgãos sanitários municipal, estadual ou federal. Em seguida, é sobre as indicações dos medicamentos. “Somente quem pode oferecer as orientações corretas sobre um determinado medicamento é o médico ou o farmacêutico. Não se deve usar medicamento aconselhado por conhecidos, o mesmo sintoma pode não significar a mesma doença”.

2. A automedicação, principalmente com antibióticos e psicotrópicos, deve ser evitada. “No caso dos antibióticos, o uso sem indicação médica e sem seguir corretamente as orientações, no que diz respeito à dosagem e aos horários, pode causar resistência à medicação durante o tratamento. Já o uso abusivo de psicotrópicos, pode levar à dependência química, sem falar nos efeitos colaterais que ele poderá causar”.

3. Outro alerta importante é sobre as condições de saúde em que o paciente se encontra. “Informe para o médico sobre suas condições de saúde, como gravidez, amamentação, alergias a medicações ou qualquer problema de saúde. Informe também todos os medicamentos que estiver utilizando e se algum já lhe causou problemas como dor no estômago, enjoo, tontura, vermelhidão na pele, entre outros. Tudo deve ser dito claramente ao médico”.

4. A forma adequada e segura de guardar os medicamentos também deve ser seguida corretamente. É preciso mantê-los num armário fechado, longe do alcance de crianças e animais, protegidos da luz e umidade.

5. Fique atento ao medicar crianças, pois nem todo medicamento indicado por adulto pode ser usado por elas. “Leia a bula e fique atento para suas contraindicações. As bulas atualmente estão cada vez mais claras e numa linguagem bem simples de serem entendidas”.

6. Evite usar medicamentos na posição deitada e tome-os com um copo de água, nunca com refrigerante, chá, café ou bebidas quentes.

Siga as instruções da Vigilância Sanitária e seja um Cidadão Vigilante, um medicamento mal utilizado pode prejudicar sua saúde. A Vigilância Sanitária tem como um de seus objetivos promover ações de prevenção à saúde da população pelo controle sanitário dos serviços e da comercialização de produtos em todo o estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES