Vigilância Sanitária avalia hospitais da capital e interior do PI

Ao todo, serão vistoriados 59 hospitais em todo o estado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado iniciou nesta última semana a avaliação e monitoramento dos 59 hospitais prioritários, públicos e privados, da capital e interior do Piauí. Essas unidades devem implantar o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), conforme determina a Agência Brasileira de Vigilância Sanitária, bem como as ações desenvolvidas pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). São classificados hospitais prioritários aqueles de alta e média complexidade e com leitos de UTI.

O monitoramento está sendo realizado por equipes de fiscais da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), capacitados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), com o objetivo de fortalecer a saúde pública, minimizando os riscos decorrentes durante a internação do paciente nos estabelecimentos de saúde.

Em Teresina, o trabalho iniciou pelo Hospital Dirceu Arcoverde da Polícia Militar do Piauí (HPM) e Hospital Infantil Lucídio Portella. “É um trabalho educativo, onde a Vigilância Sanitária vai dar ainda orientações sobre a higiene hospitalar, o Sistema de Notificação de Vigilância Sanitária e também sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes”, explicou a diretora da Divisa, Tatiana Chaves, que deve acompanhar de perto o monitoramento dos hospitais.

                                                

Esse mesmo processo de avaliação será conduzido nos hospitais do interior do Estado, que já deve iniciar na próxima terça-feira (31), no Hospital Regional Tibério Nunes, de Floriano, seguido do Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras  e nos municípios de Água Branca, Regeneração e Amarante

Hospital Dirceu Arcoverde da Polícia Militar do Piauí (HPM)

Durante o monitoramento dos hospitais, a Vigilância Sanitária acompanha o passo a passo da internação do paciente, desde entrada até a prescrição da alta e a preparação da medicação utilizada por ele. “Nós temos a Vigilância Sanitária como parceira. Através das orientações poderemos atingir a melhoria do atendimento e garantir a segurança dos pacientes”, diz Adelino Alves, diretor do HPM

Hospital Infantil Lucídio Portela

Nesse primeiro momento da inspeção a equipe técnica da Vigilância Sanitária pode conhecer um plano de ações já realizadas e de futuras implantações que estão em andamento no Hospital Infantil Lucídio Portela. “Com foco educativo e caráter instrucional, a inspeção vai nos dar o apoio necessário para que no hospital seja feita a implantação do núcleo de segurança do paciente, dos protocolos de segurança e da gestão de risco”, diz Vinicius Pontes, diretor do Hospital Infantil Lucídio Portela.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES